União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Exportações de petróleo da Venezuela se estabilizam em 700.000 bpd após dreno de estoque
Publicado em 04/05/2021 às 16h29
As exportações de petróleo da Venezuela em abril foram fixas em cerca de 700.000 barris por dia (bpd) pelo terceiro mês consecutivo, com três quartos de seus embarques indo para a Ásia e o Oriente Médio, de acordo com dados de rastreamento de petroleiros e documentos da estatal Petroleos de Venezuela.

As exportações da PDVSAse estabilizaram nos últimos meses após um forte declínio entre o final de 2020 e o início de 2021 causado pelas ordens dos EUA para interromper as trocas de petróleo que permitiram a troca de petróleo venezuelano por combustível importado.

Um total de 25 cargas zarparam de águas venezuelanas no mês passado, transportando 688.533 bpd de petróleo bruto e combustível principalmente para a China, Malásia e Emirados Árabes
Unidos. As exportações para a Europa caíram para uma única carga de 110.000 barris de duas a três cargas nos meses anteriores, mostraram os dados e documentos.

Os volumes de abril representaram uma queda de 19% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A PDVSA e o ministério do petróleo da Venezuela não responderam imediatamente a pedidos de comentário.

Depois de esgotar a maioria dos estoques de Merey e atualizar as notas brutas em abril, a PDVSA está se preparando para reiniciar dois de seus quatro upgraders, que no total são capazes de converter mais de 600.000 bpd de bruto extra pesado do cinturão de Orinoco em notas exportáveis.

As reinicializações poderiam permitir que a PDVSA impulsionasse a produção do Orinoco, a principal região produtora do país, ao mesmo tempo em que fornecia mais de seus graus mais leves às refinarias nacionais para a produção de combustível motor. A falta de óleos mais leves levou à escassez de gasolina e diesel.

Entre as cargas exportadas este mês, a PDVSA vendeu uma carga de 991.000 barris de petróleo bruto Corocoro, petróleo que permaneceu armazenado por mais de um ano na instalação flutuante Nabarima, operada pela empresa estatal e pela ENI da Itália, mostraram os documentos.

A PDVSA também exportou cerca de 55.000 bpd de petróleo bruto e combustível para sua aliada política Cuba, de acordo com os
dados. A Venezuela manteve as importações na faixa dos meses anteriores, de cerca de 30.000 bpd.
Isaque Rocha
Fonte: O Petróleo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024