União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Registros de carros elétricos aumentaram 41% em 2020, diz IEA
Publicado em 06/05/2021 às 11h12
Os registros de carros elétricos aumentaram 41% em 2020, apesar da desaceleração mundial nas vendas de automóveis por causa da pandemia de covid-19.

No final de 2020, 10 milhões de carros elétricos transitavam no mundo, após uma década de rápido crescimento, mostra o Global EV Outlook 2021 da Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês).

Os elétricos tiveram participação de 4,6% nas vendas de carros, com cerca de 3 milhões de unidades vendidas globalmente.

Foi também o ano em que a Europa ultrapassou a China como o maior mercado de veículos elétricos (VE) do mundo pela primeira vez: 1,4 milhão de novos registros na Europa, contra 1,2 milhão na China.

Os Estados Unidos registraram 295 mil novos VEs.

Ônibus e caminhões elétricos também tiveram expansão nos principais mercados, alcançando estoques globais de 600 mil e 31 mil, respectivamente.

A trajetória de crescimento tende a seguir este ano:

No primeiro trimestre de 2021, as vendas globais de carros elétricos aumentaram cerca de 140% em comparação com o mesmo período de 2020, impulsionadas pelas vendas na China de cerca de meio milhão de veículos e na Europa de aproximadamente 450 mil.

Segundo a IEA, a resiliência das vendas no período de pandemia teve como base três pilares principais:

Estruturas regulatórias de apoio: mesmo antes da pandemia, muitos países estavam fortalecendo políticas importantes, como padrões de emissões de CO2 e mandatos de veículos com emissão zero;

Incentivos adicionais para proteger vendas de VEs da crise econômica: alguns países europeus aumentaram seus incentivos de compra e a China atrasou a eliminação de seu esquema de subsídios;

Expansão no número de modelos de VEs e queda contínua no custo da bateria.

Os gastos dos consumidores com a compra de carros elétricos também aumentaram. Em 2020, o mercado movimentou US$ 120 bilhões.
Paralelamente, os governos em todo o mundo gastaram US$ 14 bilhões para apoiar as vendas de carros elétricos, um aumento de 25% em relação a 2019, principalmente com incentivos mais fortes na Europa.

"No entanto, a parcela dos incentivos do governo no gasto total com carros elétricos diminuiu nos últimos cinco anos, sugerindo que os VEs estão se tornando cada vez mais atraentes para os consumidores", comenta a agência.

Cenários

A IEA traça dois cenários de expansão do mercado até 2030.

No Cenário de Políticas Declaradas, as políticas existentes em todo o mundo sugerem um estoque de 145 milhões VE em todos os modais (exceto veículos de duas/três rodas), representando 7% da frota de veículos rodoviários.

No Cenário de Desenvolvimento Sustentável, a frota global de VE atinge 230 milhões de veículos em 2030, uma participação de 12%.

Mas, para isso, os governos precisarão acelerar os esforços para atingir as metas climáticas.

Além disso, a IEA indica que será preciso ir além da adoção em massa de veículos leves elétricos para atender às metas climáticas nesta década.

"Os governos também precisarão implementar políticas para promover veículos com emissão zero nos segmentos de médios e pesados e a infraestrutura de carregamento rápido correspondente", completa.

No curto prazo, a agência sugere que os países continuem a endurecer suas metas de descarbonização, e implementar padrões de economia de combustível e mandatos de VE.

"Tributar gasolina e diesel a taxas que refletem seus impactos ambientais e de saúde humana pode gerar receita do governo, reduzir seus impactos negativos e acelerar a transição para a mobilidade elétrica", destaca.
Fonte: Agência epbr
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas