União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Reservas de petróleo e gás da Rússia durarão mais 59 e 103 anos
Publicado em 14/05/2021 às 15h59
Tem havido algumas conversas sobre a Rússia ter passado pelo "pico do petróleo" nos últimos dois anos, depois que a produção caiu de uma alta de todos os tempos de 11,2 milhões de barris por dia para 10,4 milhões de bpd em abril, graças ao acordo de cortes de produção da OPEP . Especialistas dizem que, por razões técnicas, alguns dos campos petrolíferos que foram ociosos não serão fáceis de trazer de volta à produção e podem ter que ser descartados.

Não é assim, diz o ministro dos Recursos Naturais da Rússia, Alexander Kozlov, que afirmou na semana passada que a Rússia tem petróleo extraível suficiente ainda no solo para manter a produção por mais 59 anos e reservas de gás que podem ser exploradas por mais 103 anos.

"A disponibilidade de todas as reservas de petróleo com produção existente é de 59 anos, dado o nível de produção atual, e para o gás natural é de 103 anos", disse Kozlov, citado pela RBC em 11 de maio. "Mas entendemos que isso é apenas um equilíbrio geral. Há campos que estão sendo desbloqueados, enquanto há campos que ainda estão para atingir a carga total. De qualquer forma, temos que melhorar a exploração geológica, incluindo a exploração em áreas remotas. Temos o objetivo de carregar a Rota do Mar do Norte [NSR], os hidrocarbonetos se tornarão sua base."

A maior parte da produção de petróleo da Rússia está concentrada, e tem sido desde os tempos soviéticos, no oeste da Sibéria, mas o leste da Sibéria, que tem uma geografia muito semelhante e acredita-se que possui reservas significativas não exploradas, permanece subdesenvolvido.

Mais recentemente, a Rússia também começou a explorar e explorar a região ártica que também é pensada para deter ainda mais reservas e está se tornando cada vez mais acessível graças ao derretimento do gelo devido ao aquecimento global.

A Rússia também está desenvolvendo o chamado NSR, um canal de navegação através do topo da Rússia que encurta significativamente as ligações de transporte entre a Europa com a Ásia e está construindo uma frota de quebra-gelos movidos a energia nuclear para atravessá-la.

No entanto, ainda há restrições ao acesso a esse petróleo e gás. Embora a infraestrutura de gasodutos na Sibéria Ocidental seja bem desenvolvida, isso na Sibéria Oriental e no Ártico ainda precisa ser construído. A exploração dos campos também tem sido dificultada pelas sanções dos EUA sobre as exportações avançadas de tecnologia de extração de petróleo para a Rússia, onde a tecnologia equivalente não existe.

E o aquecimento global que está tornando mais campos acessíveis também está ameaçando a rede de gasodutos existente à medida que o permafrost da Rússia está derretendo,o que poderia ver os oleodutos existentes afundarem em um pântano se o solo duro de rocha se transformar em lama durante todo o ano.

"Será difícil manter os custos de produção de petróleo difícil de recuperar", disse Kozlov. "O preço do produto final exerce pressão sobre a indústria, enquanto os parceiros estrangeiros não permitem que a indústria petrolífera russa use algumas tecnologias. Ainda assim, o governo ajuda as empresas assumindo alguns custos, incluindo o custo da exploração geológica, para que as empresas gastem mais com a produção."

As estimativas de Kozlov são um upgrade em relação às estimativas anteriores que colocam as reservas de petróleo em mais de 57 anos, de acordo com o antecessor de Kozlov, Sergey Donskoy, em uma estimativa de 2017. As estimativas de gás expandido são baseadas na exploração da região ártica, que contém 72% dos depósitos de gás natural do país e 25% de seu petróleo.

Kozlov admitiu que mais pesquisas geológicas são necessárias para firmar as estimativas, particularmente em áreas mais remotas.
Isaque Rocha
Fonte: O Petróleo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
Mais Lidas