União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Mudança de secretário da Agricultura abre espaço ao MDB na gestão Doria
Publicado em 17/05/2021 às 08h21
Foto Notícia
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, deixará o cargo para assumir a presidência da Investe SP, agência de estímulo a investimentos do governo paulista. Como adiantou o jornal Folha de S.Paulo, o deputado estadual Itamar Borges (MDB) ocupará seu lugar, em uma movimentação de João Doria (PSDB) para ampliar apoios políticos para 2022.

A transição deve ocorrer nos próximos 15 dias. O atual presidente da Investe SP, Wilson Mello, que é advogado, voltará a atuar na iniciativa privada.

Itamar, que é líder do MDB na Assembleia Legislativa, é condenado criminalmente em segunda instância por desvios de verbas da educação. Ele recorre aos tribunais superiores.

Em nota enviada à reportagem, o governo de São Paulo confirmou as mudanças. Em nota anterior, enviada no dia 12 à Folha de S.Paulo, a Secretaria de Comunicação afirmou que "qualquer insinuação sobre sua saída [de Junqueira] não passa de mera especulação".

Agora, o governo informa que a mudança ocorre após a saída de Mello para atender a um convite da iniciativa privada.

"O deputado estadual Itamar Borges, que preside a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista e a Comissão de Atividades Econômicas, foi convidado a contribuir com a atual administração como novo Secretário de Agricultura e Abastecimento e aceitou o desafio", diz o texto.

"A partir de segunda-feira (17), Borges inicia uma transição integrada no comando da pasta ao lado de Junqueira. A transição deverá ser concluída até o fim deste mês", completa.

A secretaria de Agricultura é visada entre os políticos por sua capilaridade pelo interior de São Paulo. O MDB, partido da base de Doria, vinha pleiteando mais espaço no governo, já que nomes de outras siglas aliadas, como DEM, Republicanos e PP, ocupam secretarias.

A entrada do MDB no primeiro escalão do governo estadual consolida a aliança com o PSDB no estado, construída ainda em 2020, com a indicação, bancada por Doria, do vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB) para a chapa do prefeito Bruno Covas (PSDB) na eleição municipal.

Com a morte do prefeito neste domingo (16), Nunes assume a prefeitura, o que também amplia a influência do MDB na capital.

Doria pretende disputar prévias no PSDB para ser candidato a presidente da República e lançar seu vice, Rodrigo Garcia, recém filiado ao PSDB, para sua sucessão. Para obter apoios, além da troca de cargos, o governador de São Paulo tem ampliado as conversas com prefeitos e adotado estilo informal na comunicação.

Junqueira, que tem experiência na área de investimentos, terá a missão de auxiliar na retomada da economia após o abalo provocado pela pandemia. A Investe SP tem escritórios em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Xangai (China), e abrirá outros dois, em Nova York (EUA) e Munique (Alemanha).

Também está sob o guarda-chuva da agência a construção da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan.

Junqueira é produtor rural, presidiu a Sociedade Rural Brasileira e foi uma escolha pessoal do governador --a secretaria é seu primeiro cargo público.

Membros do governo afirmam que o secretário deixou um legado de modernização da administração, novas plataformas para produtores, uma nova lei sanitária, além de projetos de sustentabilidade.

"Junqueira foi responsável por iniciativas importantes como o Agro Legal, que deve regularizar ambientalmente mais de 360 mil imóveis rurais e reflorestar aproximadamente 800 mil hectares em 20 anos; o Cesta Verde, que apoia pequenos produtores e possibilita doações de alimentos à população carente; e o Rotas Rurais, parceria mundial inédita com o Google para endereçamento digital de todas as propriedades rurais e mapeamento de 200 mil quilômetros de estradas. A atuação de Junqueira também facilitou a interlocução entre o Estado e os diversos setores do agronegócio", afirma o governo em nota.

Parte do governo avalia, no entanto, que sua interlocução com o agronegócio é insatisfatória e que sua reação foi tímida diante dos "tratoraços" de agricultores contra o fim de isenções de ICMS na gestão Doria.

Quando venceu a eleição em 2018, Doria indicou para a Investe SP o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Mas, em fevereiro de 2019, ele deixou o cargo após virar alvo da Lava Jato.

Um ano depois, Aloysio ganhou um cargo na gestão do prefeito Covas. Ele, que sempre se disse inocente, é até hoje o presidente da SP Negócios (agência municipal de promoção de investimentos).

De acordo com emedebistas ouvidos pela reportagem, o partido, ao integrar o governo Doria, sinalizou apoio à eleição de Garcia para o Palácio dos Bandeirantes, mas não necessariamente está comprometido em apoiar o governador na corrida para o Planalto. O MDB se divide entre defensores da terceira via, de Lula (PT) e de Jair Bolsonaro (sem partido).

Como previsto, a troca ocorrerá após a filiação de Garcia ao PSDB, na última sexta (14). Se o MDB foi atraído para a órbita de Doria, a mudança de sigla do vice implodiu a relação do governador com o presidente do DEM, ACM Neto.

Neto afirmou que Doria é despreparado para liderar um projeto nacional. A filiação, tuitou ele na sexta, "é fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, João Doria, cuja inabilidade política tem lhe rendido altíssima rejeição e afastado seus aliados".

A aproximação do MDB também ajuda a sepultar a possibilidade de o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disputar pelo partido a eleição ao governo em 2022 contra o candidato do PSDB.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, Doria estruturou seu secretariado com base em escolhas pessoais e técnicas, abrindo pouco espaço a partidos aliados --o que agora cobra seu preço em sua tentativa de formar aliança para 2022. Para driblar esse entrave, o governador tem cedido em movimentos recentes.

Doria contemplou até um partido adversário nas eleições, o PSB, que é presidido em São Paulo pelo ex-governador Márcio França --tido como candidato ao Bandeirantes no ano que vem.

O tucano escolheu o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) para ser seu líder de governo na Assembleia. França suspendeu Camarinha do partido por ter aceito o convite. Para parte dos membros do governo, a escolha de Doria foi pessoal e não pretendeu atrair o PSB.

Já a escolha de Itamar, enquanto acalma insatisfações na base aliada, cria constrangimento para Doria devido às condenações do deputado.

Itamar é ex-prefeito de Santa Fé do Sul, cidade próxima às divisas com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e influente na região. No ano passado, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) aplicou a ele pena de cinco anos e três meses por crime de responsabilidade em licitação fraudulenta.

A acusação diz que ele participou de um esquema que desviou em 1996, em valores atualizados, R$ 2 milhões de verbas federais da educação. Ele nega ter cometido irregularidades e recorre da decisão.

Sua assessoria diz que a licitação feita pelo ex-prefeito "seguiu todos os trâmites legais, tanto que a prestação de contas do convênio foi aprovada" pelos Tribunais de Contas do Estado e da União.

Além de Itamar e Nunes, Doria já teve outros desgastes ao tentar abrigar aliados com problemas na Justiça em seu governo

O economista Barjas Negri, ex-ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três mandatos, foi exonerado do posto de subsecretário de Assuntos Metropolitanos, após decisão liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A corte entendeu que Barjas --condenado à perda de direitos políticos e declarado inelegível em 2020, quando tentou a reeleição no município do interior de São Paulo-- estava impedido de assumir a função.

Houve ainda os casos de Gilberto Kassab (PSD) e de Alexandre Baldy (PP), que chegou a ser preso no exercício do cargo de secretário dos Transportes Metropolitanos, mas retornou.
Fonte: Folhapress
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas