União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Produtividade aumenta entre profissionais em trabalho remoto, mas sensação de bem-estar cai
Publicado em 26/05/2021 às 10h45
Foto Notícia
Em tempos de pandemia, o trabalho em home office continua sendo visto como uma vantagem. Mas isso não quer dizer que não haja contras. Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School mostra que a produtividade maior é um ponto a favor, mas a sensação de bem-estar pesa contra.

A pesquisa Novas Formas de Trabalhar traz um aumento na percepção de que a produtividade no trabalho remoto é maior do que no trabalho presencial. Mais de 58% dos respondentes da pesquisa afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos em home office. Em 2020, esse índice ficou em torno de 44%.

Ainda nesta questão, considerando somente a opção "significativamente mais produtivo", as mulheres tiveram uma proporção de respostas de 29,1% contra 18,1% entre os homens.

Outro dado relevante diz respeito aos diversos cargos hierárquicos. Entre profissionais em postos de gerência e/ou liderança, apenas 13% das respostas apontam para patamares menores ou significativamente menores de produtividade no trabalho remoto. Entre profissionais de nível hierárquico mais elevado, essa proporção atingiu 22,4%.

Com relação aos desafios do trabalho remoto, a pesquisa revela que o senso positivo de produtividade nem sempre está alinhado à percepção de equilíbrio e bem-estar do colaborador.

Quando perguntados sobre os principais obstáculos do home office, as três que mais se destacaram foram "maior volume de horas trabalhadas", apontado por 24%; "dificuldade de relacionamento" e "dificuldade de comunicação", ambas com 16%. Para 14% dos respondentes, o "equilíbrio com demandas pessoais" é também uma das questões presentes.

Duração do home office

A pesquisa buscou saber ainda quais os receios das pessoas quanto à continuidade do trabalho remoto.

Para 20,6% o maior receio é a perda de convívio social, seguida de maior carga de trabalho no modelo remoto (15,5%) e piora de comportamento por ausência de convívio (13,5%). Ou seja, há um temor de que a carga de trabalho continue alta e mais dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional. Além disso, a continuidade da situação que impõe o trabalho remoto faz com que a perda do convívio, e seus consequentes prejuízos, perdure.

Fabian Salum, professor da Fundação Dom Cabral, explica que na primeira edição da pesquisa, no início da pandemia em 2020, foi possível concluir que os entrevistados percebiam a experiência do trabalho remoto como positiva, mas já existia uma preocupação com relação à administração das tarefas de trabalho e das de ordem pessoal, tanto do ponto de vista organizacional quanto de relacionamento com as pessoas.

"Depois de um ano, constatamos a concretização de alguns receios e como a percepção sobre o aumento da produtividade no trabalho remoto mostra seu custo, quando o assunto é equilíbrio e bem-estar. Os comentários dos respondentes apontam para um esgotamento mental que envolve tanto a situação crítica própria da pandemia quanto os desafios mencionados anteriormente. Por isso, não podemos nos deixar seduzir pela alta produtividade. Faz-se necessários ajustes nos três níveis: organização, equipes e indivíduos", diz.

Ronaldo Loyola, sócio da área de Capital Humano, da Grant Thornton Brasil, comenta ainda que a pesquisa ajuda a entender quais pontos devem ser foco de atenção nas relações de trabalho a partir de agora, principalmente por parte das lideranças empresariais.

"A experiência acumulada ao longo de um ano de trabalho remoto por conta da pandemia, com todo o processo de mudança ao qual a cultura organizacional foi submetida, precisa ser canalizada para a preservação do bem-estar na gestão do capital humano, a fim de manter o engajamento das pessoas com relação aos resultados da organização", avalia.

Sobre a pesquisa

Idealizada pelo professor da área de Estratégia da Fundação Dom Cabral, Fabian Salum, em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School, a pesquisa teve 1.075 respondentes, ouvidos no período de 15 a 29 de março de 2021. A maior parte dos respondentes (87,3%) iniciou suas atividades de trabalho remoto como medida de contenção da disseminação da covid-19. Grande parte deles, em São Paulo.
Naiara Bertão
Fonte: Valor Investe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas