União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Economia reabre no 2º semestre com atual ritmo de vacinação, diz presidente do Banco Central
Publicado em 28/05/2021 às 08h57
Foto Notícia
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que, com o atual ritmo de vacinação contra a covid-19 no país, espera que a economia reabra no segundo semestre. "A vacinação hoje é a melhor saída para a economia e o emprego", afirmou em entrevista ao CNN Brasil exibida na noite de quinta-feira.
Campos Neto também defendeu os gastos do governo em razão da pandemia, mas ressaltou a importância de o país mostrar disciplina com os gastos, acrescentando que o fiscal é importante na diferenciação do grau de risco. O presidente do BC destacou que o Brasil teve uma surpresa positiva na arrecadação e que, por isso, "vamos terminar o ano com uma dívida pública melhor do que o esperado".

Sobre a alta da inflação que vem sendo observada, Campo Neto disse que o BC está vigilante e que houve vários choques, como das commodities e alta nos alimentos e que a autoridade monetária se antecipou e ajustou os juros mais do que o mercado esperava.

"Quando as commodities sobem, a moeda nos mercados emergentes se aprecia e nos países produtores de commodities ainda mais; aqui aconteceu o contrário, a moeda brasileira depreciou", justificou, acrescentando que o BC fará o possível para garantir a meta de inflação.

Ainda sobre a taxa Selic, Campos Neto disse que a meta primordial do BC é a inflação. "Mas temos que olhar também para o emprego, o crescimento. Estamos vigilantes e observando todas as variáveis."

Campos Neto afirmou que pretende concluir seu mandato à frente da instituição, independente do resultado das eleições de 2022. Com a aprovação da autonomia do BC, Campos Neto tem mandato até 31 de dezembro de 2024. "Fico até o último dia do mandato e isso fará o prêmio de risco do país ficar mais baixo, porque as decisões do presidente do BC independem do ciclo político."

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.
Fonte: Valor Investe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas