União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Reunião alinha posicionamento do Brasil para Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia
Publicado em 14/06/2021 às 11h57
Foto Notícia
Pietro Mendes - Diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME
Na última sexta-feira (11) o Ministério de Minas e Energia (MME) através de seu Departamento de Biocombustíveis (DBIO) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) realizaram uma reunião para alinhamento das ações brasileiras junto a ações de transição energética para uma matriz cada vez mais limpa e o papel do setor privado que serão apresentadas na próxima quinta-feira (17) em workshop que será promovido pelo Secretariado das Nações Unidas (ONU).

Na reunião de sexta-feira, que teve como tema central: Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia: atuação do Brasil e oportunidades para o setor privado, a UDOP participou representada por seu Presidente Executivo, Antonio Cesar Salibe. Além da UDOP participaram da reunião representantes da EPE, de outros órgãos governamentais e de entidades representativas dos setores de etanol e biodiesel, como o Fórum Nacional Sucroenergético, a Unica e a Ubrabio, para citar apenas estas.

O workshop de quinta-feira, promovido pelo Secretariado das Nações Unidas, será aberto para o setor privado brasileiro e discutirá os "pactos energéticos" ("energy compacts") no âmbito do Diálogo de Alto Nível. A sessão terá lugar na quinta-feira, dia 17 de junho, das 10h às 11h (horário de Brasília), e será conduzida em inglês. O credenciamento para o workshop pode ser feito diretamente clicando aqui..

Para o diretor do DBIO do MME, Pietro Adamo Sampaio Mendes a reunião da última sexta-feira foi muito importante para o nivelamento de como o tema têm sido tratado no Brasil, um dos países com a matriz energética mais limpa do planeta.

Com o tema "A transição energética e o papel do ESG: oportunidades para o setor privado brasileiro", a EPE -- Empresa de Pesquisa Energética apresentou aos participantes da reunião de sexta-feira, a visão do órgão sobre o tema, destacando os números e o status quo do Brasil, além dos cenários e desafios para os próximos anos.

Já o MME apresentou o tema "A descarbonização do setor de transportes no Brasil: a experiência brasileira com o RenovaBio e as perspectivas do Combustível do Futuro".

Para mais informações sobre o workshop, os interessados deverão se dirigir diretamente ao Secretariado da ONU no e-mail: energycompact@seforall.org.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas