União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Usina Coruripe doa parque infantil para moradores de comunidade em Feliz Deserto (AL)
Espaço oferece ambiente de convivência e lazer para as famílias de Povoado Pontes; no local, foram plantadas 300 mudas de árvores
Publicado em 16/06/2021 às 07h54
Foto Notícia
Para proporcionar lazer e diversão às crianças do Povoado Pontes, em Feliz Deserto (AL), a Usina Coruripe realizou, neste mês, a entrega de um parque infantil para a comunidade. O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura de Feliz Deserto, contribui para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social de crianças e adolescentes em um ambiente de convivência e lazer. Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, a Coruripe realizou um plantio de 300 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em parceria com as crianças da escola do povoado.

O espaço foi estruturado com brinquedos novos, em uma praça aberta, com área verde e bancos para descanso. "Estamos muito felizes em oferecer esse benefício à população, em especial às crianças que utilizarão o parque. Trata-se de um local onde elas podem se desenvolver e ter a oportunidade de crescer com mais saúde e lazer", destaca o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

A companhia investe constantemente em ações para incentivar o desenvolvimento cultural e socioeconômico da comunidade, em parceria com a prefeitura. Para atender as crianças do povoado, além do parquinho, a Coruripe construiu, em 2003, a creche Vitor Wanderley, que atende os pequenos em horário integral e, hoje, faz parte da escola da comunidade. Além disso, para garantir a nutrição dessas crianças, a empresa idealizou o projeto "Alimentação Suplementar", que oferece refeição balanceada e rica em nutrientes no ambiente escolar.

Com o objetivo de ampliar a geração de emprego e renda na região, a companhia também implantou o projeto "Oficina de Papel Artesanal", que incentiva mulheres a desenvolverem artesanato sustentável e complementar à renda da família a partir do bagaço de cana e sacos de cimento vazios. A Coruripe também contratou cerca de 80 pessoas do povoado para trabalhar no departamento de irrigação da empresa. Outras iniciativas de destaque são a horta comunitária para os moradores do povoado e o Projeto de Apicultura.

A Coruripe também participa do Programa Barriga Cheia em Feliz Deserto, onde destina 25 hectares para a plantação de feijão, beneficiando 50 famílias do povoado. "Nós acreditamos que é nossa missão, enquanto empresa, colaborar com ações que garantam mais dignidade e qualidade de vida para a população", complementa Lorencatto.

Outras iniciativas socioambientais

A empresa desenvolve diversos projetos de responsabilidade socioambiental, com a preservação de mais de 17 mil hectares protegidos de floresta nos estados onde atua. Ao todo, são quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): Porto Cajueiro, no município de Januária, no Norte de Minas; Pereira e Lula Lobo, em Feliz Deserto, no litoral do Alagoas; e Riacho Seco, em Coruripe (AL). Nessas áreas, há trabalhos de preservação da fauna e da flora, parceria com pesquisadores em educação ambiental, trilhas ecológicas, desenvolvimento de pesquisa e um projeto de monitoramento de mamíferos, que auxilia no desenvolvimento de estratégias e ações de proteção, conservação e manejo das espécies.

Em Alagoas, a Coruripe conta com uma estrutura equipada para produção de até 80 mil mudas da Mata Atlântica, que são utilizadas para reflorestamento e recomposição florestal. Além da produção de mudas para a formação de corredores ecológicos, a companhia atua ambientalmente no monitoramento de nascentes, margens de córregos e rios. Também mantém parceria com órgãos e entidades ambientais para soltura de animais capturados em cativeiros clandestinos.

Na RPPN Porto Cajueiro, localizada no município de Januária, um dos destaques é o Projeto Bicudo, que reintroduziu alguns exemplares do pássaro na reserva, com o objetivo de recuperar a população, que, depois de décadas de caça ilegal, esteve na relação de animais extintos. Há, também, a coleta de informações para inventariar espécies de anfíbios em áreas do rio Carinhanha, a fim de apontar medidas efetivas de conservação da fauna. Em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a empresa mantém um programa de combate a incêndios na região.

Com o objetivo de expandir os investimentos socioambientais e contribuir com o futuro das próximas gerações, desde 2005, a Coruripe apoia integralmente o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese), que contribui com o progresso da comunidade e preservação da natureza, por meio de ações socioambientais e esportivas. Também são executadas atividades com as comunidades para sensibilizar as pessoas em relação à importância da manutenção da biodiversidade dessas regiões.
Assessoria de Imprensa
Fonte: Usina Coruripe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas