União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Etanol

Plano do etanol na Índia pode conduzir mercado do açúcar para um cenário altista, diz relatório
Publicado em 23/06/2021 às 09h18
Foto Notícia
O plano do governo indiano de aumentar gradualmente a mistura de etanol na gasolina, como forma de cortar a poluição e reduzir sua conta com a importação de petróleo, pode ser a maior mudança no mercado global de açúcar desde a reforma do açúcar na Europa e possivelmente conduzir a um mercado altista.

De acordo com um relatório divulgado na segunda-feira pela trader de alimentos e provedora de serviços da cadeia de suprimentos Czarnikow Group, o programa de etanol da Índia levará o governo a encerrar os subsídios à exportação de açúcar e apagar os volumes de açúcar exportável do país, atualmente o segundo maior produtor depois do Brasil.

O analista-chefe da Czarnikow, Stephen Geldart, disse no relatório que o plano da Índia de promover uma mistura de 20% de etanol na gasolina já em 2023, em comparação com apenas cerca de 5% atualmente, levará à produção de 6 bilhões de litros de etanol a partir do açúcar caldo de cana e melaço, "reduzindo a produção local de açúcar em mais de 6 milhões de toneladas".

"Em 2025, a Índia passará da produção de no máximo 33 milhões de toneladas de açúcar por ano para 27 milhões de toneladas. Com o consumo hoje em torno de 25 milhões de toneladas e com probabilidade de crescer no futuro, a Índia não será mais um grande produtor e exportador de açúcar excedente", disse o analista.

Mercado menos abastecido

Geldart compara o caso indiano com a reforma da política açucareira europeia entre 2002 e 2008, quando cortes nos subsídios às exportações e na produção no continente levaram a uma forte recuperação do mercado de açúcar.

O relatório afirma que, com o aumento da demanda por gasolina na Índia, até 2030, o país precisará produzir 13 bilhões de litros de etanol para atender à mistura do E20, desviando mais de 10 milhões de toneladas da produção de açúcar.

"Como vimos em 2008, o mercado mundial de açúcar se tornará menos bem fornecido e mais responsivo ao preço", disse Geldart, acrescentando que o mercado ficará vulnerável a qualquer choque de produção em um dos maiores produtores.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas