União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Plataforma reúne informações sobre o biogás e fomenta ações e parcerias no setor
Publicado em 05/07/2021 às 15h21
Lançada nesta semana, a Plataforma de Informações do Biogás (PiBiogás) é uma rede de colaboração digital entre instituições ligadas ao setor de biogás no Brasil. O objetivo é facilitar o acesso a ferramentas digitais, sites institucionais e informações relacionadas ao biogás, bem como fomentar novas ações e parcerias no setor.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa da iniciativa enquanto membro comitê diretor do projeto GEF Biogás Brasil, que instituiu a plataforma. A temática é discutida de forma a viabilizar ações de adaptação às mudanças climáticas e mitigação de gases de efeito estufa.

"Estamos focados em transformar o passivo ambiental em ativo ambiental, mitigando gases de efeito estufa e adaptando um dos setores mais vulneráveis à mudança do clima com diversificação de renda para os produtores rurais", declarou a diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini, no lançamento.

Ela explica que o estímulo à diversificação da geração de energia no país, por exemplo com a produção de biogás, é prova de que a sustentabilidade deixou de ser um atributo auxiliar e passou a direcionar novos modelos de negócios da agropecuária nacional.

A geração de energia elétrica a partir do biogás e do biometano compõe uma política pública de agricultura de baixa emissão de carbono, com ações no Programa ABC e, agora, no ABC para os próximos 10 anos.

"A plataforma tem total sinergia com essa política e se apresenta como fundamental para a comunicação, mensuração de resultados com base tecnológica, de forma a apresentar dados para a tomada de decisões estratégicas futuras", diz a diretora.

Neste sentido, no Plano Safra 2021/22 foram alocados R$ 5 bilhões para a linha de crédito do Programa ABC, com limite de crédito coletivo de até R$20 milhões para geração de energia elétrica a partir do biogás e biometano.

Contribuindo para o avanço do ambiente de inovação do setor agropecuário, o Mapa tem papel fundamental na divulgação de informações de 334 biodigestores mapeados e implantados em propriedades rurais, desde o início do Plano ABC em 2010.

Os projetos de biogás financiados pelo Programa ABC também poderão compor a plataforma. Em uma rede de colaboração digital, pode-se igualmente disponibilizar todas as informações de projetos de fomento a adoção e tratamento de resíduos da produção animal já realizados ou em andamento.

A PiBiogás é uma iniciativa do projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). A Plataforma é coordenada pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e conta com a parceria de diversas instituições, programas e Ministérios que atuam na dinamização da cadeia de valor do biogás no país.
Fonte: MAPA
Texto extraído do portal Jornal Opinião Goiás
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024