União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

42 anos dedicados ao melhoramento genético da cana-de-açúcar; Lungas Menezes anuncia aposentadoria
Publicado em 16/07/2021 às 14h25
Foto Notícia
Profissional dedicado, Lungas Lopes Menezes anunciou na semana passada sua aposentadoria da Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Valparaíso, ligada à UFSCar -- Universidade Federal de São Carlos e à Ridesa Brasil -- Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético. Foram 42 anos dedicados ao desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar. Pelas mãos de Lungas Menezes nada menos do que 29 variedades de cana passaram. Segundo a própria Ridesa, "a importância das RB´s na região é, em grande parte, em função da sua atuação".

Segundo comunicado assinado pela UFSCar/Ridesa, Lungas ajudou a formar vários profissionais que hoje atuam no setor, "acolhendo-os para estágio na Estação, até que surgisse oportunidade de colocação nas empresas do setor". Como destacado pela Ridesa, estes profissionais hoje ocupam cargos importantes e de sucesso no setor, como supervisão, coordenação e gerência.

"Nossa admiração por sua trajetória e agradecimentos por seu trabalho no melhoramento das variedades RB; continuaremos muito ligados por conta da nossa grande amizade", destaca, ainda, a nota.

Para o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe a atuação de Lungas no setor deve ser reconhecida e celebrada por todos. "Profissional dedicado por mais de quatro décadas. Além de tudo um amigo e grande conhecedor de variedades de cana. Nestes mais de 40 anos dedicados à cana foi um grande parceiro da UDOP, por exemplo, tendo ministrado inúmeras palestras e estudos de casos de novas variedades. Um exemplo a ser seguido", destacou Salibe.

Como destacou Salibe, a dedicação sempre foi seu ponto forte, exemplo disso é que mesmo aos 58 anos deu início a graduação em gestão ambiental formando-se com 61 anos de idade. Lungas destaca que sempre estará à disposição do setor para contribuir e continuar multiplicando todo conhecimento acumulado aos longos dos anos.

A Ridesa/UFSCar comunicou, ainda, que seu sucessor na Estação Experimental de Valparaíso será o engenheiro agrônomo Antonio Ribeiro Fernandes Júnior, "que foi preparado por ele (Lungas) para esta função, e dará continuidade ao seu trabalho juntamente com os colegas de equipe".

Variedades RB

As variedades RB ocupam hoje mais de 60% da área plantada com cana no Brasil. Um exército de pesquisadores é responsável pela pesquisa e obtenção de variedades de cana-de-açúcar melhoradas e adaptadas às diversas condições edafoclimáticas, ou seja, iguais ou superiores às variedades plantadas hoje comercialmente, atendendo as necessidades do setor sucroenergético.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas