União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Bolsonaro sanciona e, horas depois, veta dispositivo que encerraria disputa entre distribuidoras de combustível
Publicado em 16/07/2021 às 10h54
Foto Notícia
Numa atitude incomum, o presidente Jair Bolsonaro sancionou pela manhã restrições à isenção de PIS/Cofins na importação de petróleo e derivados por empresas sediadas na zona franca de Manaus, que está gerando uma disputa entre as distribuidoras de combustível, e vetou horas depois por pressão da bancada amazonense no Congresso Nacional.

O benefício fiscal é alvo de disputa entre distribuidoras de fora do Estado e refinarias e as distribuidoras que atuam na zona franca e importam do exterior a gasolina com isenção de impostos para revendê-la nos postos de combustíveis. A Receita Federal entende que a isenção não é devida e a importação tem ocorrido com base em decisões da Justiça.

Uma primeira versão do "Diário Oficial da União" saiu pela manhã com a sanção, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro junto com três ministros. Horas depois, uma versão extra da publicação foi divulgada, dessa vez com o veto do dispositivo.

"Embora se reconheça a boa intenção do legislador, a propositura legislativa contraria o interesse público, por causar insegurança jurídica, tendo em vista que as alterações promovidas por esse dispositivo não dispuseram sobre critério temporal em relação à legislação anterior", disse a exposição de motivos do veto.

O Ministério da Economia e a Receita convenceram o deputado Moses Rodrigues (MDB-CE) a incluir o fim do benefício -- atualmente escrito num decreto - no parecer à medida provisória (MP) que isentou o gás de cozinha permanentemente e o óleo diesel por dois meses.

"Estão importando diesel e gasolina que não são dirigidos à indústria de transformação para nenhum tipo de beneficiamento, mas, sim, para a venda ao consumidor. E essas empresas não têm colocado os preços abaixo do de outras empresas, mas têm competido de forma desleal na região do Amazonas", disse Moses na sessão em que o projeto foi aprovado.

A principal beneficiada pela isenção é a distribuidora Atem, que obteve decisões judiciais em 2017 para receber a isenção e que expandiu fortemente sua atuação no Amazonas e na região Norte desde então. A companhia cresceu tanto que está cotada para comprar a refinaria Reman, da Petrobras, que fica em Manaus. O Valor procurou a empresa na segunda-feira para comentar, mas não houve manifestação. Nova tentativa foi feita nesta quinta-feira, ainda sem retorno.

A bancada do Amazonas atuou para tentar impedir a aprovação da medida no Congresso. Líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM) fez um acordo para que o dispositivo fosse vetado durante a sanção. Teria partido dele, segundo fontes, a cobrança sobre o Palácio do Planalto para a publicação de um novo Diário Oficial mudando a decisão anterior de sanção.

Braga negou ter participado de conversas para que o artigo fosse vetado, mas classificou a medida como "uma boa notícia que o governo dá para o Amazonas". Segundo ele, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), e o relator da matéria, Ciro Nogueira (PP-AL), já apontaram "vícios de inconstitucionalidade" durante a tramitação do projeto no Senado.

"O presidente vetou porque aquele artigo era inconstitucional. A própria Receita e o Ministério da Economia pediram o veto", disse. "Não pode alterar lei complementar através de medida provisória. Isso cria insegurança jurídica a um modelo que gera 500 mil empregos diretos e indiretos", afirmou.

Diretora-executiva de Downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Valéria Lima afirmou que o artigo confirmava o entendimento original do decreto que criou a zona franca, de que não há benefício fiscal para compra de combustíveis. "A grande complexidade do arcabouço brasileiro cria espaço para essa fábricas de liminares e a gente estava com a oportunidade de eliminar a entrada irregular de combustíveis no Brasil sem pagamento de impostos", disse.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas