União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

UDOP manifesta pesar pelo falecimento de Paulo Sentelhas, Agrometeorologista e professor da Esalq/USP
Publicado em 21/09/2021 às 17h01
Foto Notícia
A diretoria da UDOP manifesta pesar pelo falecimento do professor da Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), CTO da Agrymet e referência em agrometeorologia no Brasil, Professor Paulo César Sentelhas, ocorrido na tarde desta terça-feira (21) vítima de complicações com a Covid-19.

Paulo Sentelhas lutava contra a doença desde 3 de agosto, quando foi diagnosticado e iniciou o tratamento. O velório e sepultamento ocorrerão nesta quarta-feira em cerimônia restrita a familiares próximos.

Vanessa Olivieri, Gerente de Treinamento da UDOP lamentou a morte do professor que por inúmeras vezes participou e palestrou dos eventos promovidos pela entidade. "Perdemos um excelente profissional e amigo", destacou Vanessa.

A Esalq/USP emitiu o comunicado abaixo em homenagem a seu docente. Confira a íntegra da nota.

Homenagem ao professor Paulo Cesar Sentelhas

Docente tinha destacada atuação em Agrometeorologia A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) comunica que faleceu na tarde desta terça-feira, 21 de setembro de 2021, Paulo Cesar Sentelhas, docente do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq.
O velório será restrito aos familiares e o corpo será cremado nesta quarta-feira.

Neste momento de tristeza e dor, manifestamos nossas condolências aos familiares e amigos.
Paulo Cesar Sentelhas era formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL) - Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1987). Fez mestrado em Agronomia (Agrometeorologia), 1992, e doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem), 1998, ambos pela Esalq.

Fez pós-doutorado na Universidade de Guelph, no Canadá, de março de 2003 a outubro de 2004, e no consórcio Universidade de Guelph - WeatherInnovationsIncorporated em 2008, onde atuou como pesquisador visitante. Obteve o título de Livre-Docente em Agrometeorologia na Esalq em dezembro de 2004. Atuou como pesquisador no IPMET/UNESP (1988-1994) e no IAC (1994-1996). Desde março de 1996 era professor da Esalq e ocupava atualmente o cargo de Professor Titular da área de Agrometeorologia.

Foi secretário da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia de 1995 a 1997 e de 2001 a 2003 e seu presidente no biênio 2005-2007, quando também atuou como presidente da Federação Latinoamericana de Agrometeorologia.

Tinha atuação destacada na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia. Como docente, lecionava na graduação as disciplinas Meteorologia Agrícola e Agrometeorologia Aplicada e, na pós-graduação, a disciplina Agrometeorologia e Doenças de Plantas.

De 2013 a 2015 foi Editor Científico da revista ScientiaAgricola, Esalq, sendo a partir de Julho de 2015 o Editor-Chefe da mesma. Atuava como Editor Associado da InternationalJournalofBiometeorology (ISBM - Springer) e como membro dos comitês editorias da ItalianJournalofAgrometeorology (SIA, Itália), InternationalJournalofPlantproduction (IJPO - Springer), AppliedSciences (Springer) e AgriScientia (Univ. de Córdoba, Argentina). De 2005 a 2013 atuou como representante do Brasil junto ao Grupo de Especialistas em Agrometeorologia da Organização Mundial de Meteorologia (OMM-ONU). Era membro da SBAgro (Sociedade Brasileira de Agrometeorologia) e da INSAM (International Society of Agricultural Meteorology).

De 2012 a 2016 foi membro do Comitê Julgador do MummAward da OMM e de 2014 a 2016 do juri do Environmental RespectAward da DuPont-Brasil. Em 2019 recebeu o Prêmio Sergio Westphalen da SBAgro como reconhecimento por suas contribuições para a área de Agrometeorologia do Brasil.

Em 2019, Paulo Cesar Sentelhas foi o entrevistado do programa Trajetórias, da TV USP Piracicaba.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas