União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Ministra assume compromissos de sustentabilidade durante cúpula da ONU
Em seu discurso, a ministra Tereza Cristina também ressaltou a necessidade de "evitar visões prescritivas de sustentabilidade"
Publicado em 27/09/2021 às 08h01
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se comprometeu a formar um sistema alimentar brasileiro mais sustentável e com aumento de produtividade. A fala foi transmitida na Cúpula dos Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) na manhã desta sexta-feira, 24.

"Assumo aqui o compromisso de construirmos um sistema alimentar mais produtivo, inclusivo, resiliente e sustentável, no contexto da Agenda 2030 e da realidade brasileira", disse em vídeo.

No discurso, a ministra ainda ressaltou que o país irá aumentar a produção agrícola sem expandir a área de produção. "Com base no nosso modelo de agricultura tropical, seguiremos expandindo a produção através de ganhos crescentes de produtividade e do uso racional dos recursos naturais. Assim, reduziremos a pressão pela incorporação de novas áreas à atividade produtiva".

Tereza Cristina ainda reforçou o entendimento dos países das Américas de que há diferentes sistemas alimentares e que é necessário "evitar visões prescritivas de sustentabilidade".

Em outro ponto do discurso, faz um pedido para que nações industrializadas ajudem países mais necessitados. Além disso, ressaltou a importância de um comércio internacional aberto e com regras justas.

Confira na íntegra o discurso da ministra:

Excelentíssimo senhor Secretário-Geral das Nações Unidas, Antônio Guterres.

Excelentíssimos senhores chefes de Estado e de governo,

A Cúpula de Sistemas Alimentares constitui oportunidade para reorientar prioridades nacionais e internacionais rumo a um futuro de prosperidade, equidade e sustentabilidade para todos.

No Brasil, promovemos um diálogo nacional abrangente e inclusivo que identificou desafios e apontou soluções para fortalecer a sustentabilidade do nosso sistema alimentar. Elaboramos um mapa do caminho nacional que indica linhas de ação prioritárias e medidas concretas até 2030.

Assumo aqui o compromisso de construirmos um sistema alimentar mais produtivo, inclusivo, resiliente e sustentável, no contexto da Agenda 2030 e da realidade brasileira.

Com base no nosso modelo de agricultura tropical, seguiremos expandindo a produção através de ganhos crescentes de produtividade e do uso racional dos recursos naturais. Assim, reduziremos a pressão pela incorporação de novas áreas à atividade produtiva.

Trabalharemos ainda pela redução de perdas e desperdícios. E promoveremos a alimentação saudável através da informação aos consumidores.

Sob a coordenação do IICA, logramos, nas Américas, o reconhecimento da diversidade dos sistemas produtivos e ressaltamos a necessidade de evitar visões prescritivas de sustentabilidade.

Reforçamos a importância da ciência e da inovação como base para as políticas públicas e para as regras e padrões sanitários. E defendemos um comércio internacional aberto e livre de distorções, baseado em regras justas e transparentes.

No plano internacional, conclamamos os países industrializados a assumirem suas responsabilidades e apoiar os mais vulneráveis por meio da cooperação internacional.

No que diz respeito às coalizões que irão levar adiante o trabalho da Cúpula, o Brasil aderiu às iniciativas sobre Perdas e Desperdícios, Merenda Escolar e Pecuária Sustentável.

Junto com meu colega Secretário Vilsack, lançamos hoje a Coalizão sobre Crescimento Sustentável da Produtividade, que irá contribuir para ampliar a eficiência do uso dos recursos produtivos e a disponibilidade de alimentos a preços acessíveis.

Temos um longo caminho a percorrer. Estamos empenhados nesse desafio.

Muito obrigado.
Fonte: Canal Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas