União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

XXIII ENCOB - Encontro Nacional de Comitês é realizado online e reúne mais de 4 mil participantes
Publicado em 06/12/2021 às 17h43
Foto Notícia
Abordando o tema "Água: Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento", o XXIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB, ocorrido entre os dias 4 e 7 de outubro e sediado este ano em Curitiba/PR, reuniu em formato online representantes do poder público municipal, estadual e federal, usuários de recursos hídricos e demais interessados nos temas relacionados à água, para capacitar e promover trocas de conhecimentos entre todos os componentes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil.

No dia 04, segunda-feira, dentre os painéis expostos, o Superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Patrick Thadeu Thomas apresentou o cenário da atual crise hidroenergética no Brasil e destacou algumas medidas que estão sendo implementadas para conter os efeitos da crise. "A ANA continuará monitorando os sistemas hídricos do país, compartilhando as informações com todos os interessados de forma transparente, e tomando as decisões que lhe couber de forma descentralizada e participativa, discutindo previamente as medidas a serem adotadas com os atores afetados, visando garantir a segurança hídrica e o atendimento aos usos múltiplos", destacou o Superintendente.

No dia 05, terça-feira, a programação contou com rodas de diálogo, onde o Presidente da REBOB -- Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas e também Secretário Executivo do CBH-TB, Lupercio Ziroldo Antonio, falou sobre a segurança hídrica nas cidades e a importância dos comitês de bacias hidrográficas em assegurar espaços adequados para esses diálogos. "A gestão de recursos hídricos precisa ser baseada em ações de planejamento, que são necessárias para prevenir os problemas que possamos ter e para nos adaptar às mudanças climáticas. [...] O Comitê mostra que a água é importante e que devem ser desenvolvidas na bacia ações conjuntas que permitam o uso racional e ações para que todos possamos colaborar com o futuro de onde vivemos, pois só assim teremos uma reservação que garanta desenvolvimento e que garanta a vida", concluiu Lupercio.

Já no dia 06, quarta-feira, com destaque também nas rodas de diálogo, o Diretor Executivo da Inteletto Consultoria, Pedro Paulo Carbone, apresentou o novo papel da educação e da capacitação, fazendo uma breve explicação sobre as novas tecnologias da informação e como as pessoas lidam com tanto conteúdo distribuído de maneira tão desorganizada. Diante da premissa, o Diretor apresentou a curadoria como um novo papel dentro da educação, organizando o conhecimento e permitindo que as pessoas incorporem melhor a informação. De acordo com Carbone, "O curador do conhecimento é aquele que organiza os retalhos de conhecimento na sua área, em trilhas de aprendizagem navegáveis".

O ENCOB, considerado o maior evento de águas do Brasil, ocorreu em parceria com o Governo do Estado do Paraná, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná. Para assistir essas e outras palestras do evento, acesse o portal do ENCOB no Youtube.
Assessoria de Imprensa
Fonte: Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha (CBH-TB)
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas