União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

ONS desliga mais de 20 térmicas para baixar conta de luz
No acumulado de 12 meses até setembro, a energia elétrica subiu quase 32%, conforme o IBGE
Publicado em 13/12/2021 às 09h28
Foto Notícia
Com a volta das chuvas e o nível dos reservatórios aumentando, o governo federal começa a desligar as usinas térmicas, que são mais caras e poluentes que as hidrelétricas.

Levantamento feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a pedido da CNN, aponta que mais de 20 térmicas já foram desligadas, o que representa 15% da capacidade instalada no país.

O objetivo é baixar a conta de luz. No acumulado de 12 meses até setembro, a energia elétrica subiu quase 32%, conforme o IBGE.

Outra medida que deve ser anunciada em breve é um empréstimo para que as distribuidoras bancário bilionário para que as distribuidoras de energia consigam diluir os reajustes previstos para o ano que vem. O empréstimo vai ser coordenado pelo BNDES e feito por bancos privados, a exemplo do que ocorreu na fase mais aguda da pandemia da Covid-19.

Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, o governo precisa reduzir a produção de energia térmicas com cuidado para não baixar demais os reservatórios no período chuvoso e correr o risco de falta de energai no ano que vem. "Não podemos cometer os mesmo erro do ano passado", afirmou.

As usinas térmicas representam 13% da capacidade de produção de energia do país, bem abaixo dos 63% das hidrelétricas. As usinas eólicas vem em terceiro lugar com 11,4%.
Fonte: CNN Brasil
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas