União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Executivo do INMET celebra 1 ano à frente do órgão e enaltece resultados positivos em 2021
Publicado em 16/12/2021 às 17h50
Foto Notícia
O Diretor Executivo do INMET -- Instituto Nacional de Meteorologia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira completa nesta quinta-feira (16) seu primeiro ano à frente do órgão, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e celebrou a data enaltecendo as grandes conquistas da pasta neste período.

"Sou privilegiado pela oportunidade de ser o executivo do INMET. Ao olhar para trás, vejo que com menos de 1 ano conseguimos alcançar o que muitos considerariam impossível", destacou Miguel Ivan que foi cumprimentado por inúmeros amigos e executivos ligados às questões climáticas e que reconhecem o excelente trabalho desenvolvido pelo executivo à frente do INMET.

Para o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, todo o sucesso conquistado pelo órgão desde a posse de Miguel Ivan é o reconhecimento de muita dedicação, liderança e gestão. "Parabéns Miguel Ivan, sucesso sempre", destacou Salibe na conta do LinkedIn do diretor do INMET.

Segundo Miguel Ivan, em dezembro de 2020, o INMET passava por uma situação orçamentária complexa, em que os recursos eram limitados a vinte milhões de reais, valor que tornaria impossível fechar todas as contas do órgão. "Durante esse ano conseguimos uma suplementação praticamente o crescimento de 100% de recursos, dobrando o valor orçamentário de 2021. Isso em um ano e com o apoio do Minsitério da Agricultura. Num trabalho em conjunto, fizemos toda a integração necessária da Rede de Estações Meteorológicas com a reativação de quase 100 estações após a liberação de recursos".

O diretor do INMET destacou ainda que o conjunto de recursos aprovados junto ao Parlamento possibilitaram ao órgão aumentar a sua eficiência. "Com isso, foi possível iniciar uma integração com estações meteorológicas privadas, criando uma possibilidade de ganho na produção de dados e de maior zelo com a meteorologia".

Ainda segundo Miguel Ivan, ao longo de 2021 foi iniciado um trabalho estratégico buscando gerar valor para o INMET. "Então propomos a integração INMET/INPE/CENSIPAM; nessa dinâmica, o INMET assume toda a previsão do tempo e todos os alertas do país, e se torna responsável pela integração e recebimento dos dados em uma construção a longo prazo com a modelagem numérica, em parceria com o INPE. Essa aproximação visa integrar mais valor para meteorologia no país, e deu origem à Rede Nacional de Meteorologia (RNM). São décadas de duplicidade de ações e uso ineficiente do recurso público que resolvemos em um ano. Sou muito grato aos parcerios INPE e CENSIPAM. Vamos melhorar as previsões para o brasileiro com necessidade de menos recurso. Somos parceiros com autonomia, mas integrados como nunca fomos antes", destacou.

Outros pontos destacados pelo diretor do INMET foram:

* Criação da Agromet - plataforma que fornece informações meteorológicas aplicadas à agricultura.

* Estimativa de Geadas - plataforma que indica a possibilidade da ocorrência de geada no Brasil.

* Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio - ferramenta que monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndios no país.

* Criação de um sistema de Seguro Paramétrico - o primeiro seguro paramétrico mediado pelo INMET

"Houve também o lançamento da Previsão Climática para 6 meses, que mostra a tendência de como serão os próximos seis meses e que só se tornou possível pela implementação da melhoria do sistema de computação do INMET", destacou.

"Reestabelecemos cargos, estruturamos uma nova governança do orçamento que reduziu os riscos de despesas, economizamos recursos, revimos contratos, renegociamos, enxugamos o quadro de pessoal terceirizado, reduzindo os custos médios para conseguirmos operar até o final do ano", pontuou o executivo.

Finalizando sua mensagem, Miguel Ivan destacou, "quero agradecer a cada um do INMET, cada parceiro, cada colaborador, quero agradecer a você, que ajudou a empurrar esse barco, que abraçou o INMET com cuidado, com zelo, com comprometimento e que se comprometeu, pois nunca é fácil convencer todas as pessoas, e ninguém é sempre perfeito, mas juntos fomos e somos fortes e superamos".

O executivo finaliza com a seguinte mensagem: "Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas tenho certeza de que juntos venceremos ainda mais. O Clima no Horizonte é melhor".
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas