União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Barragem de hidrelétrica em Minas tem nível de segurança alterado para emergência
Publicado em 12/01/2022 às 15h38
A barragem da central hidrelétrica do Carioca, localizada no município de Pará de Minas, teve seu nível de segurança elevado de alerta para emergência, segundo informações do dono do empreendimento e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Companhia de Tecidos Santanense, proprietária da usina, afirma que foi emitido um comunicado de emergência às autoridades na noite de terça-feira "por cautela e primando pela segurança da comunidade", em meio a fortes chuvas que atingem o Estado.

Segundo a companhia, a medida foi tomada após a realização de inspeção técnica na instalação e ao se verificar uma cheia excepcional no rio São João, que elevou o nível de água vertido na barragem.

Nesta quarta-feira, a Aneel informou ter recebido o comunicado da empresa sobre a alteração do nível de segurança da barragem.

Pelas categorias de segurança de barragens de hidrelétricas do regulador, o nível de emergência é acionado quando há risco de ruptura iminente, exigindo providências para prevenção e mitigação de danos humanos e materiais.

A usina de propriedade da Santanense é uma pequena central geradora hidrelétrica (CGH) de 1,47 megawatt (MW) de potência, segundo informações disponibilizadas no site da Aneel.

"Destacamos também que o monitoramento constante do nível de água do reservatório que vem sendo realizado pela Santanense não identificou alterações significativas nas últimas 12 horas, de modo que a situação permanece estável e a barragem mantém sua estrutura preservada", disse a Santanense, em nota nesta quarta-feira.

Na segunda-feira, a prefeitura de Pará de Minas retirou moradores da área que seria afetada em caso de rompimento da estrutura.
Reuters
Texto extraído do portal Investing.com
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024