União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Ipea revisa para baixo previsão do PIB do agro por quebra na soja
Publicado em 24/03/2022 às 08h11
Foto Notícia
O PIB do agronegócio sofre especialmente com uma queda de 8,8% da produção de soja nacional, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE. Quebra na soja abateu o crescimento de 2,6% do valor adicionado da produção agrícola, que agora cai 0,3% neste ano e afeta o PIB do agro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reviu para 1% o crescimento do PIB agro (tanto pecuária como agricultura) de 2022, ante uma projeção anterior de 2,8%, por conta da quebra da safra de soja, o principal produto do agronegócio brasileiro.

A estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE apontou para uma queda de 8,8% da produção de soja nacional, citou o Ipea, em texto em que comenta a revisão.

Dessa forma, o valor adicionado da produção agrícola passou de um crescimento de 2,6% para uma queda de 0,3% neste ano.

A guerra na Ucrânia, que gera temores acerca das cadeias de fornecimento, também pode pressionar PIB do agronegócio do Brasil em 2022. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) afirmou que as despesas elevadas já atingiam o agro no ano passado e a situação foi agravada por conta da crise de fornecimento de fertilizantes, que o Brasil importa majoritariamente da Rússia.

Por outro lado, há estimativas de avanço em culturas como milho, cana-de-açúcar e café, minimizando o efeito negativo da soja.

Para a produção animal, a estimativa de crescimento, que era de 3,6%, foi revista para 3%.

O desempenho menos positivo é resultado de menores estimativas de crescimento para as produções de leite, suínos e ovos, informou o Ipea.

Após dois anos de queda, a expectativa é de que, com uma oferta maior de animais prontos para o abate, a produção de bovinos apresente crescimento de 3,8% no ano, disse o Ipea.

O cenário não é positivo para o PIB do Brasil como um todo. No ano passado, a fatia do PIB Agro no PIB Brasil foi a maior desde 2004, caminhando para 30% do PIB do país. Assim, o crescimento da economia nacional deve ser ainda mais abatido neste ano por conta do desempenho mais fraco do setor.
Reuters
Texto extraído do portal Brasilagro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas