União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Fraqueza das economias globais deixa rali das commodities vulnerável, diz hEDGEpoint
Publicado em 06/05/2022 às 09h11
Os ciclos de negócios das principais economias têm se retraído, indicando que a atividade econômica a médio prazo deve enfraquecer, o que pode deixar mais vulnerável o rali de preços das commodities, avaliou a hEDGEpoint Global Markets nesta quinta-feira.

"Isto deve fazer com que os preços de equilíbrio caiam, auxiliando na redução da alta da inflação", disse em relatório o analista de Energia e Macroeconomia da empresa de análises, gestão de risco financeiro e hedge de commodities, Heitor Paiva.

Segundo o levantamento, os ciclos de negócios são intervalos de expansão econômica seguidos de recessões e geralmente estão ligados ao desempenho de vários ativos, desde ações a commodities. Paiva disse que a confiança dos empresários está sendo afetada negativamente pelo contínuo aperto monetário, o que torna os custos de capital mais caros.

Isto os têm feito cortar gastos, diminuindo a demanda por commodities.

"Condições financeiras mais rígidas também estão negativamente relacionadas aos preços das commodities. Com o aperto monetário longe de terminar, esta situação deverá persistir, indicando que commodities apresentam risco macro", afirmou.

No entanto, o suporte do lado da oferta que trouxe os preços de várias commodities perto de suas máximas históricas pode pesar mais do que as vulnerabilidades macroeconômicas. "Isto porque o posicionamento especulativo nas commodities continua elevado, bem como porque a incerteza causada pela guerra torna a oferta futura vulnerável a restrições inesperadas", disse ele.

"Entretanto, como os ciclos de negócios das principais economias começaram a cair, pensamos que o recente rali das commodities poderá ser significativamente suavizado no médio prazo", completou.
Reuters
Texto extraído do portal Money Times
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas