União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Reportagem do G1 destaca sustentabilidade do setor em Mato Grosso do Sul; potencial será debatido em Simpósio dia 10
Publicado em 25/05/2022 às 09h24
Foto Notícia
Uma reportagem especial do Portal G1 MS, assinada pelos jornalistas Anderson Viegas, Débora Ricalde, José Câmara, Nadyenka Castro, Rafaela Moreira e Renata Barros reconheceu o potencial da bioenergia em um dos estados com a maior biodiversidade do Brasil: o Mato Grosso do Sul.

A reportagem enumerou muitas ações ambientais desenvolvidas no ecossistema do estado, com destaque para o setor sucroenergético, que produz alimento e bioenergia. O presidente da UDOP e do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman foi um dos entrevistados pela reportagem.

Segundo Pekelman, "o setor nos últimos 10 anos está vivendo uma mudança de governança muito grande. Muitas empresas eram familiares. Algumas foram incorporadas a outras. Alguns grupos cresceram e grupos internacionais entraram. Com isso, houve um reforço, uma preocupação ainda maior com aspectos, como o meio ambiente e a área social. Então a sustentabilidade se pratica há muitos anos. Não é uma coisa que veio de agora".

Os repórteres citaram, inclusive, estudos conduzidos pelos professores Maurício Roberto Cherubin, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e Glaucia Mendes Souza, do Instituto de Química da USP, que apontaram que a bioenergia, derivada da cana-de-açúcar, é uma opção sustentável para enfrentar as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, "fornece outros serviços ecossistêmicos essenciais e promove o desenvolvimento socioeconômico".

Todos estes benefícios e o potencial da bioenergia no estado de Mato Grosso do Sul serão objeto de amplas discussões durante o Simpósio de Bioenergia do Mato Grosso do Sul que a UDOP, Biosul e a Fiems -- Federação das Indústrias de MS promoverão no próximo dia 10 de junho, na Casa da Indústria, em Campo Grande, capital sul-mato-grossense.

O evento terá três painéis que reunirão autoridades e um seleto grupo de CEOs que avaliarão os benefícios da bioenergia e seu potencial em Mato Grosso do Sul. O painel de abertura contará com a participação do governador do Estado, Reinaldo Azambuja; do presidente da UDOP/Biosul Amaury Pekelman e do presidente da Fiems, Sérgio Longen. A deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina também participa do painel de abertura e receberá uma homenagem do setor em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento da bioenergia em todo o Brasil.

Tendências da mobilidade sustentável e o mercado de carbono

Outro painel do Simpósio terá como tema central as "Tendências da mobilidade sustentável e o mercado de carbono", com moderação do presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Mário Campos Filho. O painel começa com duas palestras: "Cenários de Transição Energética", por Plínio Nastari, presidente/fundador da Datagro; e "Tendências da mobilidade sustentável", com Pablo Di Si, Executive Chairman da Volkswagen América Latina.

Na sequência do painel, os participantes assistirão a um debate com a participação, ainda, de: Evandro Gussi, Presidente da Unica; Jaime Elias Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar - (Semagro); e Pietro Adamo Sampaio Mendes, Secretário-Adjunto da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME.

O Futuro das Energias Renováveis

O último painel do simpósio terá como tema central "O Futuro das Energias Renováveis", com moderação de Plínio Nastari, presidente/fundador da Datagro. O painel começa com a palestra sobre o tema central, conduzida por: Rodolpho Caesar Mangialardo, Diretor Regional -- SENAI, seguida de um debate com a "Visão dos empresários do setor da Bioenergia", com a participação já confirmada de: Geovane Dilkin, CEO da BP Bunge; Gustavo Aurvalle Alvares, Presidente do Grupo Atvos; Renato Junqueira Santos Pereira, Vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro; e um representante do Grupo Raízen.

Mais informações sobre o Simpósio e inscrições gratuitas aqui.


Para ler a reportagem completa sobre o potencial do Mato Grosso do Sul do Portal G1, clique aqui.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas