União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Imea mantém projeção de safra recorde para soja 22/23 em Mato Grosso
Publicado em 05/07/2022 às 10h48
Foto Notícia
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve sua projeção para a safra de soja 2022/23 no Estado em um recorde de 41,5 milhões de toneladas, conforme relatório divulgado nesta segunda-feira.

A expectativa para a área, que será plantada a partir de setembro, ficou em 11,81 milhões de hectares, estável em relação ao levantamento anterior, e aumento de 2,92% comparado à temporada 2021/22.

"O otimismo e o maior investimento em área semeada para a próxima safra seguem firmes até o momento segundo os relatos dos informantes, devido à permanência dos altos patamares de preços da oleaginosa e a demanda aquecida", disse o instituto ligado a produtores.

As projeções de produtividade ainda são consideradas limitadas devido a fatores como clima, pragas e doenças, e incerteza sobre os investimentos em tecnologia na lavoura.

Entretanto, com base em previsões do instituto norte-americano NOAA, o Imea ressaltou que alguns municípios de Mato Grosso poderão contar com chuvas acima da média no mês de setembro, com intensificação para todo o Estado em outubro, o que contribuiria com a largada do plantio da soja.

Se confirmada a estimativa preliminar de produtividade de 58,58 sacas por hectare, a colheita acima de 41 milhões de toneladas também representará uma alta de 1,62% no comparativo anual.

Para o milho do ciclo atual, que está sendo colhido, o Imea deixou estável a projeção de 39,16 milhões de toneladas --máxima histórica para o cereal mato-grossense.

O Imea ainda ressaltou que vai reavaliar as áreas de milho em julho, quando grande parte da safra já estará colhida, para definir melhor os rendimentos da temporada, sobretudo nas lavouras prejudicadas pela escassez hídrica dos meses de abril e maio.
Reuters
Texto extraído do portal Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas