União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Importação de óleo de soja pela Índia salta em julho; Brasil eleva embarques
Publicado em 04/08/2022 às 12h12
Foto Notícia
As importações de óleo de soja pela Índia em julho mais que dobraram em relação a um mês atrás para um recorde, com as refinarias aumentando as compras para aproveitar a decisão de Nova Délhi de permitir que as compras isentas de impostos atenuem os preços mais altos de todos os tempos, disseram cinco operadores.

Maiores compras de óleo de soja pelo maior importador de óleo comestível do mundo apoiarão os preços nos EUA, mas vão afetar a participação do óleo de palma nas compras indianas e forçar os vendedores da Malásia e da Indonésia a oferecer descontos para recuperar a fatia de mercado, disseram fontes do comércio.

As importações indianas de óleo de soja em julho saltaram 113% em relação ao mês anterior, para um recorde de 493 mil toneladas, de acordo com a estimativa média de cinco revendedores de empresas de comércio global que respondem por mais de 80% das importações de óleo de soja da Índia.

"As refinarias correram para comprar óleo de soja depois que o governo atribuiu cota tarifária para as importações", disse BV Mehta, diretor executivo da Associação de Extratores de Solventes da Índia.

A Índia tradicionalmente compra óleo de soja da Argentina e do Brasil, mas nos últimos meses também fez compras dos Estados Unidos, Rússia e Turquia, disse um negociante de Nova Délhi com uma empresa de comércio global.

As exportações de óleo de soja do Brasil para a Índia estão crescentes este ano. De janeiro a junho, os embarques para o país asiático responderam por mais de 800 mil toneladas, de um total de 1,27 milhão de toneladas para todos os destinos, conforme dados do governo brasileiro. No primeiro semestre de 2021, os indianos tinham tomado apenas cerca de 200 mil toneladas das processadoras brasileiras.

A associação da indústria de óleos vegetais do Brasil, a Abiove, tem elevado de forma recorrente suas previsões de vendas externas do produto diante da forte demanda, com as exportações totais de óleo de soja aumentando 65% no primeiro semestre ante o mesmo período de 2021, ainda segundo dados do governo.

Em junho, o Brasil exportou ao todo 317,5 mil toneladas, sendo 161,5 mil para a Índia.

No final de maio, a Índia permitiu importações isentas de impostos de 2 milhões de toneladas de óleo de soja e óleo de girassol para o ano fiscal atual e os próximos que terminam em 31 de março, como parte dos esforços para conter os preços locais do óleo comestível.

Até o final de junho, o prêmio do óleo de soja sobre o óleo de palma era inferior a 150 dólares por tonelada, mas como o óleo de palma tem um imposto de importação de 5,5%, o óleo de palma era efetivamente mais caro para os compradores indianos, disse Sandeep Bajoria, executivo-chefe do Sunvin Group, um corretor líder de óleo vegetal.

"Então a oferta de óleo de palma também foi limitada por causa das restrições de exportação da Indonésia. Comprar óleo de soja era então fácil e lucrativo também", acrescentou.

A Associação de Extratores de Solventes da Índia, um órgão de comércio com sede em Mumbai, provavelmente publicará sua estimativa de importação para julho em meados de agosto.

A Índia também permitiu a importação de 2 milhões de toneladas de óleo de girassol sem impostos de importação, mas a disponibilidade de óleo de girassol foi limitada devido a interrupções nas remessas da Ucrânia, importante exportadora, disse um revendedor de Mumbai com uma empresa de comércio global.

As importações de óleo de soja devem permanecer robustas nos próximos meses e a Índia pode importar um recorde de 4,5 milhões de toneladas de óleo de soja na campanha de comercialização de 2021/23 que termina em 31 de outubro, em comparação com 2,87 milhões de toneladas um ano atrás, disseram os operadores.

O óleo de soja geralmente responde por um quinto das importações totais de óleo vegetal da Índia, mas este ano sua participação pode subir para um terço, disseram os comerciantes.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024