União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Prorrogação de prazo para metas faz CBio cair para R$93, diz Itaú BBA
Publicado em 08/08/2022 às 08h57
Foto Notícia
A prorrogação do prazo para o cumprimento das metas de aquisição de créditos de descarbonização (CBios) pelas distribuidoras de combustíveis já fez os preços dos títulos caírem do patamar de 200 reais para 93 reais, afirmou a consultoria Itaú BBA nesta sexta-feira.

A avaliação dos analistas é que o decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 22 de julho freou a demanda e, consequentemente, derrubou os preços.

Os custos dos CBios impactam os preços dos combustíveis, já que as distribuidoras repassam as despesas com a compra dos títulos emitidos por produtores de biocombustíveis --principalmete etanol.

"Essa mudança impacta diretamente o balanço dos títulos no curto prazo, já que com a postergação da obrigatoriedade de aquisição dos CBios reduz a necessidade imediata de compra", disseram os analistas no relatório.

A consultoria prevê que esse cenário mais confortável de preços se mantenha em 2023, exceto se houver concentração das negociações caso as compras sejam muito postergadas pelas distribuidoras.

"Para os anos posteriores a 2023, dado que as metas compulsórias são maiores, os preços dos títulos tendem a flutuar em patamares elevados refletindo incertezas relacionadas ao tamanho do crescimento da oferta de títulos no futuro", acrescenta o relatório do Itaú BBA.

Em outro relatório, de monitoramento de preços, a consultoria afirmou que os preços dos CBios chegaram a 93,57 reais na segunda quinzena.

O preço médio anual do tútulo até o período, porém, é de 120,04 reais, bem acima da média de 39,31 reais de 2021.

Segundo o Itaú BBA, o volume de CBios emitidos até o fim de julho totaliza 48,3% da meta anual fixada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para 2022, de 36,75 milhões de títulos.

Já o número de CBios disponíveis até o dia 1º de agosto é de 23,4 milhões.
Rafaella Barros
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024