União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Processamento de soja cresce com exportações de óleo e farelo em alta
Publicado em 09/08/2022 às 11h36
Foto Notícia
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas do complexo soja no Brasil até junho de 2022.

Os dados do primeiro semestre deste ano, estimados a partir da amostra, indicam um processamento de 25,0 milhões de toneladas de soja, aumento acumulado de 6,6% quando comparado aos primeiros seis meses do ano passado.

Na análise específica para o mês de junho, constatou-se um aumento de 0,8% no processamento de soja, relativamente a junho de 2021.

Exportações

De janeiro a julho, as exportações da soja em grão registraram 60,5 milhões de toneladas, uma queda de 9% em referência ao mesmo período do ano passado. A comercialização do farelo de soja teve uma elevação de 22%, chegando a 12,3 milhões de toneladas, e o óleo de soja cresceu 68%, atingindo 1,5 milhão de toneladas exportadas.

Somente para o mês de julho, houve queda de 13,3% nas exportações de soja em grão, e aumentos de 1,8% e 81,6% para farelo e óleo de soja, respectivamente.

Projeções

As projeções anuais para o complexo soja em 2022 sofreram algumas alterações em relação à última divulgação, com os seguintes destaques: i) aumento da produção de 125,8 para 126,6 milhões de toneladas de soja, e no processamento do grão de 48,3 para 48,6 milhões de toneladas, impactando positivamente as produções de óleo e farelo; ii) aumento das exportações de farelo, de 18,5 para 18,6 milhões de toneladas; e iii) aumento da área plantada de 40,5 milhões de hectares para 41 milhões.

Os preços médios de referência das exportações foram alterados e a receita com a comercialização internacional dos três produtos (grão, óleo e farelo) deve totalizar cerca de US$ 58 bilhões neste ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação - ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais)
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas