União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Ciclone extratropical causa chuvas e ventos fortes na metade sul do Brasil
Publicado em 10/08/2022 às 11h35
Foto Notícia
Um ciclone extratropical que se formou sobre o Sul e Sudeste do Brasil deve manter o tempo chuvoso ao longo da semana no Sudeste, Centro-oeste e Sul. Essas chuvas podem se intensificar a partir desta quarta-feira (10/8). Muitas áreas de instabilidade sobre a faixa central do Brasil, encobrindo partes do Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná, estão mantendo o tempo fechado e instável em diversos estados.

"Esse ciclone é um centro de baixa pressão que se forma entre o Paraná e São Paulo e ?´atrai?´ todo um corredor de umidade. É um sistema de baixa pressão que apenas causa vento circulares e chuvas", explica Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Por isso, que a chuva na faixa central deve se intensificar nesta quarta-feira, complementa Santos.

Mesmo com a passagem desta frente fria, as temperaturas não caem tanto. Tendem a cair na quinta-feira (11/8), mas não como se esperava há uma semana. "É fato que não há previsões de geadas. O plantio das lavouras de milho podem prosseguir sem grandes problemas, por exemplo". De acordo com o especialista, ainda não há previsões de frio que possam prejudicar as lavouras.

Mantendo o padrão desta semana, no restante do mês de agosto, as chuvas vão se manter intensas na metade sul do Brasil, além da faixa litorânea do Nordeste, uma vez que as águas do Atlântico, ao norte, seguem quentes. "Será um mês mais chuvoso em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai, possibilitando o plantio da soja no final do mês". Por outro lado, a umidade excessiva no Sul pode atrapalhar o pleno andamento do plantio do milho e levar doenças para o trigo.
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas