União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Previsão do tempo tem alerta para granizo nas próximas 24 horas; veja onde
Publicado em 16/08/2022 às 16h21
Foto Notícia
Uma frente fria que está avançando pelo Rio Grande do Sul, associada a um ciclone extratropical, provocou temporais por toda a região Sul do Brasil. Houve queda de granizo e ventos que chegaram a 120 km/h em Canoas, na faixa leste do Rio Grande do Sul. A capital do estado, Porto Alegre, também teve granizo e ventania.

As chuvas e temporais vão continuar nos próximos dias entre o norte do Rio Grande do Sul e o interior do Paraná, com potencial para granizo. Algumas localidades podem receber mais de 100 milímetros de chuva, principalmente entre esta quarta (17) e quinta-feira (18).

Chuva atinge vários estados

As chuvas devem interromper atividades de tratos culturais nas lavouras de inverno, além de paralisar a colheita de milho segunda safra no Paraná.

A chuva deve se estender com forte intensidade a Mato Grosso do Sul, onde os volumes podem chegar a 80 milímetros entre o sul e leste do estado. São Paulo também será atingido na quarta, com mais de 60 milímetros.

Até a próxima quinta-feira, episódios mais isolados e com menores volumes também se espalham em áreas de Mato Grosso, extremo sul de Goiás, Triângulo Mineiro e Zona da Mata Mineira. O sistema começa a perder força e se afasta para o oceano a partir da sexta-feira (19), quando as chuvas ficarão concentradas no litoral.

Massa de ar polar traz frio intenso

No sul e oeste do Rio Grande do Sul, com o afastamento das instabilidades nesta terça-feira (16), as condições para chuvas diminuem por conta da entrada de uma massa de ar de origem polar, que promete ser a mais intensa deste inverno.

O ar de origem polar deve provocar declínio acentuado das temperaturas durante a segunda metade desta semana no Centro-Sul. A sexta-feira será o dia mais gelado.

Neve e geada podem vir por aí

Nas regiões serranas do Sul há, inclusive, risco para ocorrência de neve entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira. Já no interior da região, com o tempo aberto, aumenta o risco para ocorrência de geadas mais amplas e fortes a partir da madrugada de sexta-feira.

As geadas devem ser fortes na madrugada da sexta e de sábado (20), entre o interior do Rio Grande do Sul e a metade sul do Paraná. Mas o fenômeno tende a ocorrer também de forma mais isolada e com moderada intensidade no norte do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais, especialmente em regiões serranas e na madrugada de sábado.

No próximo domingo (21), o frio começa a perder intensidade. Mas as geadas ainda podem se formar isoladamente no interior da região Sul.

Geadas têm potencial para provocar danos a culturas

O fenômeno deve trazer danos para as lavouras de inverno, como o trigo, que está na fase de floração. No Paraná, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), mais de 30% das lavouras de trigo já estão em estágio de floração, e no Rio Grande do Sul, segundo a Emater, apenas 3% das lavouras estão neste estágio.

Também podem sofrer com geada as lavouras de milho segunda safra mais tardias do Paraná e até mesmo áreas de café do norte do estado. É o caso da região de Mandaguari, que tem previsão de mínima abaixo de 3 °C na sexta-feira e no sábado.

Além disso, o fenômeno também pode ser prejudicial para lavouras mais tardias de milho segunda safra em Mato Grosso do Sul e até mesmo de cana-de-açúcar do sul desse estado e de São Paulo.

Temperatura em queda

Nas demais áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste, há previsão para forte queda das temperaturas durante o próximo fim de semana, mas não há previsão para extremos de temperatura mínima com potencial para provocar geadas.

Passado esse evento, a chuva retorna ao Sul no decorrer da próxima semana. Contudo, deve ficar mais concentrada no Rio Grande do Sul sem registro de volumes expressivos.

Como fica o tempo na próxima semana

A próxima semana será marcada por tempo firme em grande parte do interior do Brasil, com temperaturas em elevação. Ao longo dos próximos 15 dias, há previsão para volumes altos de água no Amazonas, em Roraima, no norte do Pará e no Amapá. Mas ainda nesta semana a frente fria, que vai avançar pelo litoral do Brasil, deve atrair a umidade da Amazônia para áreas mais ao sul da região Norte e há previsão para episódios isolados de chuva no sul do Amazonas, Acre e Rondônia.

Em áreas litorâneas do Nordeste, a chuva continua ocorrendo na forma de pancadas. Até a próxima semana, são esperados volumes mais expressivos de água na faixa leste da Bahia e em Alagoas.
Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas