União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Montadoras podem ter que pagar multa bilionária por não atingir metas de CO2
Quem fez o alerta foi Luca de Meo, CEO da Renault e presidente da Acea, com base nas vendas mais lentas de veículos elétricos
Publicado em 11/09/2024 às 14h22
Foto Notícia
As montadoras europeias poderão ter que desembolsar até 15 bilhões de euros em multa por excesso de emissões de CO2 por causa da desaceleração da demanda por veículos elétricos. Quem fez o alerta foi Luca de Meo, CEO da Renault e presidente da Acea, à rádio francesa France Inter, segundo noticiou o Automotive News.

O limite de emissões médias de veículos novos vendidos caiu de 116g/km para 94 g/km, o que só pode ser alcançado com um índice elevado de eletrificação. Segundo de Meo se for mantido o patamar atual das vendas de elétricos ou se paga a multa ou as empresas desistem da produção de 2,5 milhões de veículos: “A velocidade de expansão da eletrificação é metade do que precisaríamos para atingir os objetivos que nos permitiriam não pagar multas”.

As multas chegam a 95 euro por grama de CO2 por quilômetro excedido, multiplicado pelo número de veículos vendidos: “Precisamos ter um pouco de flexibilidade. Definir metas e multas sem flexibilizar é muito, muito perigoso”.

Um estudo da Dataforce do mês passado apontou que as empresas fabricantes de veículos precisarão fazer suas vendas de elétricos e híbridos crescerem rapidamente, ainda que exista ceticismo do mercado.
Ford e Volkswagen são duas empresas que estão longe de alcançar suas metas, segundo a consultoria, que mostrou que a Toyota, mesmo sem ter muitos carros elétricos vendidos mas com ampla quantidade de híbridos, é uma das mais próximas de alcançar as exigências.
Fonte: AutoData
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas