União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Volta a chover forte no Sudeste e temporais se espalham
A nova frente fria que chega ao litoral do Espírito Santo deve ficar na costa capixaba até a próxima sexta-feira, estimulando a formação de áreas de chuva no Brasil Central
Publicado em 12/12/2024 às 08h55
Foto Notícia
Inmet alerta para chuvas intensas no Brasil Central nesta quinta-feira (12/12) — Foto: Inmet
A quinta-feira (12/12) vai ser de alerta para o Espírito Santo e para o centro-leste de Minas Gerais. A chuva volta a cair forte em várias áreas dessas regiões devido ao calor que vem fazendo nos últimos dias, mas principalmente pela nova frente fria que passou pela costa do Rio de Janeiro nesta terça-feira (10/12) e avança para o Espírito Santo, espalhando áreas de instabilidade sobre o estado e também no centro-leste e norte de Minas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de temporais nesta quarta-feira (11/12) até a manhã de quinta, em todas as áreas do Espírito Santo, na região da grande Belo Horizonte e no Vale do Rio Doce. O Norte do Rio de Janeiro também pode ter temporais e São Paulo pode ter garoas durante a tarde.

Nas demais regiões de Minas Gerais, há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes durante o dia.

Frente fria semi-estacionária

A nova frente fria que chega ao litoral do Espírito Santo nesta quarta-feira deve ficar na costa capixaba até a próxima sexta-feira. Até lá, a presença desta frente fria vai estimular a formação de muitas nuvens de chuva sobre todo o Espírito Santo e também sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais, atingindo áreas como o Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e o Noroeste Mineiro.

Com o histórico do período a previsão de chuva forte para os próximos dias, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para o risco moderado de deslizamentos de terra e de quedas de barreira às margens de estradas e rodovias na região Serrana e no noroeste do Rio de Janeiro, na região metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata em Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.

Além disso, há risco moderado de enxurradas e de alagamentos temporários nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri de Minas Gerais, no Litoral Norte, no Noroeste e região Central do Espírito Santo.

Na metade norte do país, a umidade retorna, com previsão de chuva no interior de Pernambuco, Ceará e Piauí, ainda que de forma isolada. Entre as regiões Norte e Centro-Oeste, são os ventos quentes e úmidos que favorecem a criação de nuvens carregadas, com condição para chuvas fortes isoladas.

No Sul, as precipitações reaparecem apenas no final da noite, no oeste e sudoeste do Paraná e no Rio Grande do Sul, com tempo quente durante o dia.
Por Luiz Eduardo Minervino — São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas