União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Após 24h, bombeiros controlam fogo em tanque de combustível de usina
Publicado em 13/09/2016 às 10h27
Após 24h, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio que atingiu um taque de combustível em uma usina de cana-de-açúcar, na rodovia Antonio Celidônio Ruette, em Paraíso (SP), região de Catanduva (SP). Bombeiros de todo o interior de São Paulo e até da Capital foram acionados para a ocorrência.

Os bombeiros conseguiram resfriar os outros tanques e evitar que o fogo se espalhasse para os outros tanques que também estão carregados com etanol. Eles jogaram uma espuma para abafar as chamas que ficaram. O trabalho de resfriamento dos outros tanques e do rescaldo continuam e ainda não há previsão para acabar, segundo os bombeiros.

Assim que o incêndio foi controlado, os bombeiros conseguiram circular pela área para avaliar os danos causados pelo fogo. Apesar do vento, a fumaça tóxica tem ido para o lado oposto ao da cidade. O trabalho da moagem da usina precisou ser interrompido e nenhum funcionário ficou ferido.

A corporação informou por meio de nota que a ocorrência foi caracterizada como de grande emergência e, por isso, foi estabelecido o Sistema de Comando de Emergências (SICOE), o Plano de Auxílio Mútuo das Usinas da região de Catanduva e foi mobilizado 30 bombeiros das unidades de Ribeirão Preto, Araçatuba e Bauru para apoiar no atendimento.

"O trabalho está sendo árduo e arriscado, com a caloria advinda das chamas dificultando muito a aproximação das equipes", diz a nota. Ao todo, foram usadas 12 viaturas do Corpo de Bombeiros com o apoio de 30 caminhões das usinas da região.


Entenda

O incêndio começou por volta das 8h de segunda-feira (12) no reservatório, que tem capacidade para cinco milhões de litros do combustível. Na área há outros cinco tanques de álcool. Os bombeiros foram para o local por volta das 9h para controlar o incêndio e evitar que se espalhesse.

De acordo com nota enviada pelo Corpo de Bombeiros, logo após o início do incêndio no parque de tanques da usina houve uma explosão no teto do tanque, que foi arremessado nas proximidades. Outro tanque de armazenamento de etanol superaqueceu e teve um incêndio em sua parte superior, já os outros tanques próximos estão sendo resfriados e não se incendiaram. A causa do incêndio é indeterminada e não há vítimas.

Além dos bombeiros, a equipe de brigada de incêndio da usina ajudou a combater o fogo e a resfriar os outros tanques. Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) monitoraram o incêndio e o trabalho de contenção da água, usada para apagar as chamas já foi feito. Segundo a Cetesb, não há risco de contaminação do solo e de córregos próximos.

De acordo com a companhia, a usina tem licença para funcionamento e, em princípio, não houve danos ambientais. Ainda segundo a Cetesb, a fumaça emitida é bastante tóxica, mas como se trata de uma área rural não há o risco de atingir a população da cidade. A usina informou que vai investigar a causa do incêndio.
Fonte: g1
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024