União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Renuka enfrenta impasse com credores após suspensão de leilão de usina, diz fonte
Publicado em 05/10/2017 às 08h30
Um mês após a suspensão do leilão da usina Revati, da Renuka do Brasil, as negociações entre os credores e a empresa em recuperação judicial, com dívidas de quase 3 bilhões de reais, estão "travadas", disse à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto.

"Nenhuma evolução, nenhuma novidade. A companhia ainda está checando soluções com seus consultores", afirmou a fonte, sob condição de anonimato, acrescentando que não há nenhum prazo para que as discussões sobre uma saída para a companhia sejam retomadas.

A venda da Revati, localizada em Brejo Alegre (SP) e com capacidade para moer 4 milhões de toneladas de cana por safra, seria algo essencial para a Renuka, subsidiária da indiana Shree Renuka Sugars, pagar seus credores.

O leilão da unidade estava inicialmente marcado para 4 de setembro, com três grupos interessados, incluindo a gigante chinesa Cofco.

O certame, contudo, foi suspenso a pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), titular de garantias hipotecárias da companhia.

O BNDES já havia pedido a suspensão do leilão da outra usina do grupo sucroenergético, a Madhu, em Promissão (SP), no início do ano. Com isso, foi necessária a aprovação de um novo plano de recuperação judicial, prevendo, então, a venda da Revati.

Em nota enviada à Reuters, o banco de fomento disse que "o plano de recuperação judicial (da Renuka do Brasil) viola dispositivos legais ao colocar em risco o recebimento do crédito do BNDES decorrente da alienação de suas garantias".

"Ratificamos que o BNDES é titular de garantias hipotecárias e... atua, observada a legislação em vigor, para preservar suas garantias reais com o objetivo de permitir a recuperação de seus créditos", frisou o banco, preferindo não comentar sobre qual seria a saída para a Renuka do Brasil.

O escritório de advogados TWK, que assessora a companhia sucroenergética em seu processo de recuperação judicial, disse que não estava autorizado a comentar o assunto. Já a Renuka do Brasil não pôde ser contatada.

A venda da Revati, caso fosse concretizada, seria o terceiro negócio de usinas de cana por meio de leilões judiciais em menos de um ano, conforme players com melhor estrutura de capital buscam ativos de rivais endividados.

A Glencore comprou a usina Guararapes em novembro do grupo Unialco. A Raízen Energia, uma joint venture entre a Cosan e a Shell, fez em junho a aquisição de duas usinas da Tonon Bioenergia, por 823 milhões de reais.

A Renuka do Brasil iniciou investimentos no país em 2010 e foi atingida juntamente com o restante do setor por baixos preços do açúcar e pelo controle de preços de combustíveis que vigorou em governos anteriores.
04/10/17
José Roberto Gomes
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024