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10 coisas que você precisa saber sobre o novo carro de F1 2022
Publicado em 16/07/2021 às 14h18
Foto Notícia
Há uma revolução chegando na Fórmula 1 em 2022 e seu formato ... bem, muito parecido com o carro que você vê na imagem acima. Aqui estão as 10 coisas principais que você precisa saber sobre o carro 2022 revolucionário, um modelo em escala real que apareceu no Grande Prêmio da Inglaterra na quinta-feira.

1. Foi projetado especificamente para promover melhores corridas

Os regulamentos de 2022 , originalmente programados para chegar em 2021, mas atrasados pela Covid-19, tinham um princípio orientador: permitir corridas mais próximas - com o potencial para mais ultrapassagens um benefício feliz, mas secundário.

O que está impedindo uma corrida mais próxima atualmente? O efeito da "perda catastrófica de força descendente" - para citar um engenheiro centralmente envolvido com o projeto - resultante do "ar sujo" sendo jogado caoticamente de um carro líder atualmente.

Para colocar alguns números sobre isso, a pesquisa mostra que as máquinas de F1 atuais perdem 35% de sua força descendente ao correr três comprimentos de carro atrás de um carro da frente (aproximadamente 20 metros, medidos do nariz do carro da frente até o nariz do carro seguinte), enquanto se aproximam de o comprimento de um carro (cerca de 10 metros) resulta em uma perda de 47%.

O carro de 2022, desenvolvido pela equipe interna de Motorsports da Fórmula 1 em colaboração com a FIA, e colocando um pesado ônus sobre o fenômeno aerodinâmico conhecido como "efeito solo" (mais sobre o qual mais tarde ...), reduz esses números para 4% em 20 metros, subindo para apenas 18% a 10 metros.

2. O carro terá pela primeira vez winglets nas rodas - e as tampas das rodas estão de volta!

Duas das características marcantes do carro 2022 são os winglets sobre as rodas e um retorno a um recurso visto pela última vez na F1 em 2009 - as tampas das rodas.

A inclusão deste último é simples: o envio de fluxo de ar pelas rodas pode ser uma forma extremamente potente para as equipes aumentarem sua força descendente, mas também contribui para aquela esteira aerodinâmica caótica que sai dos carros.

Embora tenha havido mudanças nos regulamentos de 2022 para limitar o que as equipes podem fazer em torno dos pneus aerodinamicamente, a equipe de Motorsports da F1 queria adotar uma abordagem de cinto e braçadeiras adicionando uma vedação física para evitar que os engenheiros direcionem intencionalmente o fluxo de ar perturbador para fora das rodas.

Quanto aos winglets sobre as rodas, seu trabalho é ajudar a controlar a esteira que sai dos pneus dianteiros e direcioná-la para longe da asa traseira. Esse tem sido um papel tradicionalmente desempenhado pelos vórtices da asa dianteira - mas de uma forma que os torna extremamente sensíveis ao rodar nas seguintes condições do carro. Os winglets atingirão a mesma coisa, mas de uma forma que é mais aerodinamicamente resiliente em corridas fechadas.

3. O carro terá rodas de 18 "com pneus de baixo perfil pela primeira vez

Os fãs da F1 terão visto recentemente muitas filmagens de equipes testando as rodas maiores de 18 "da Pirelli, prontas para o ano que vem.

Os novos compostos e construções da Pirelli para essas rodas de 18 "foram projetados com o objetivo de reduzir a quantidade de sobreaquecimento dos pneus quando eles deslizam - um aspecto principal que deve ajudar nas corridas mais próximas.

Os pneus de perfil mais baixo também têm o benefício adicional de reduzir as mudanças de deflexão da parede lateral e o efeito de esteira aerodinâmica resultante que ocorre. As equipes se esforçam muito para simular os regimes de fluxo de ar em torno das formas dos pneus e as interações com a carroceria do carro. Reduzir a sensibilidade nesta área será um benefício tanto para o processo de design do carro quanto para os recursos necessários - algo que é particularmente importante na era do limite de custo .

Lewis Hamilton testando o novo Pirellis de 18 polegadas

4. O conceito de asa dianteira e nariz foram completamente repensados

Embora as asas dianteiras tenham se tornado progressivamente mais simples nas últimas temporadas, o carro de F1 de 2022 apresentará uma forma de asa dianteira totalmente nova.

Mantendo a filosofia do carro 2022, o trabalho da nova asa dianteira é gerar downforce consistente ao correr atrás de outro carro e garantir que a esteira da roda dianteira seja bem controlada e direcionada para baixo do carro da maneira menos perturbadora.

Isso significa não enviar a esteira dramaticamente para fora de bordo, como é feito nos carros atuais, nem deixá-la cair sob o chão e ser ingerida pelo difusor, mas sim direcioná-la estreitamente para baixo na lateral do carro o máximo possível. Ou, como disse um engenheiro do projeto, a asa dianteira do carro 2022 foi projetada simplesmente para ser uma asa dianteira "anti-outwash".

Curiosidade: a equipe de Motorsports da F1 inicialmente realizou investigações sobre como rodar o carro 2022 sem asa dianteira, antes de decidir contra ele.

5. Um recurso aerodinâmico dos anos 70 está de volta! (tipo de)

A equipe de Motorsports da F1 começou a trabalhar no carro 2022 em 2017 - e logo ficou claro que a mudança fundamental necessária para garantir uma corrida mais próxima seria colocar a ênfase aerodinâmica no efeito solo para criar força descendente.

O efeito solo ganhou destaque na F1 no final dos anos 1970, com carros efetivamente projetados na forma de asas de avião de cabeça para baixo , criando enormes quantidades de força descendente conforme eram empurrados para a pista.

Carros de efeito solo foram posteriormente proibidos no final de 1982 - e o carro de 2022 certamente não é um retorno a essa era (para começar, não há saias laterais!). Mas o carro de 2022 apresenta túneis totalmente moldados sob o piso, em vez do piso escalonado usado atualmente, o que permitirá que as equipes gerem grandes quantidades de downforce eficiente por meio do efeito de solo (os pisos atuais também exploram o efeito de solo, mas não na mesma extensão).

A razão para a mudança é a qualidade benigna da força descendente gerada no efeito solo. As placas das barcaças dos carros atuais e outras peças de mobília aerodinâmica são projetadas para enviar vórtices sob o piso para aumentar a força descendente. Mas quando esses vórtices param de funcionar - devido, por exemplo, à influência de seguir de perto outro carro - a queda no desempenho é enorme.

Com o carro 2022, no entanto, a força descendente sob o piso é melhor preservada dentro dos túneis, sem a dependência de arranjos de geometrias geradoras de vórtices sensíveis à esteira - logo, melhor seguir, logo correr mais perto!

O carro de 2022 não é um retorno à era do efeito solo do final dos anos 1970 e início dos anos 1980

6. A asa traseira apresenta novas "pontas enroladas"

Aquela asa traseira bastante bonita de aparência art déco no carro 2022 (um estilista automotivo contribuiu com aspectos da aparência geral do carro 2022, aliás) na verdade tem uma função importante - e está relacionada com cogumelos. Deixe-nos explicar...

Enquanto as asas traseiras dos carros atuais direcionam o fluxo de ar para cima, elas também são projetadas para enviar o fluxo para fora, deixando o ???´ar sujo???´ ali para o carro seguinte passar. Em contraste, a forma e a posição da asa traseira do carro 2022 cria um fluxo de ar rotativo que coleta a esteira da roda traseira e a rola para o fluxo que sai do difusor - formando uma esteira invisível em forma de cogumelo.

Esta esteira mais estreita é então lançada - graças também a uma rampa difusora mais íngreme - bem alto no ar, permitindo que um carro que o segue conduza através de "ar puro" menos perturbado.

DRS permanece na asa traseira, entretanto, com a equipe de Motorsports ansiosa para estudar seu efeito em conjunto com as mudanças de regras.

7. Ele usará a mesma unidade de energia de 2021

Muitas, muitas coisas são novas no carro de 2022 - mas a unidade de potência não é uma delas, com a Fórmula 1 configurada para manter as atuais unidades turbo-híbridas de 1,6 litro. Isso não é ruim, visto que eles já são os motores mais avançados e eficientes do planeta.

Haverá, no entanto, mais alguns componentes padrão no sistema de combustível, bem como alguns sensores adicionais para permitir que a FIA monitore melhor as unidades de potência.

A grande mudança é, na verdade, o que estará ocorrendo nesses motores de 1,6 litros, a saber...

8. Os carros funcionarão com combustível mais sustentável

Os regulamentos atuais consideram os carros movidos a combustível contendo 5,75% de bio-componentes.

E enquanto a F1 ainda está trabalhando duro para introduzir combustível totalmente sustentável em um futuro próximo, 2022 verá a proporção de bio-componentes aumentar para 10%. Isso será alcançado por meio de uma mudança para "combustível E10" - E significa etanol, enquanto "10" se refere à sua porcentagem na mistura.

Crucialmente, porém, que o etanol deve ser um biocombustível de segunda geração feito de forma sustentável, o que significa que terá uma pegada de carbono quase zero - uma "etapa provisória", nas palavras do diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds, que também terá ajude o esporte a se alinhar com os regulamentos atuais de combustível para carros de rua.

Os carros de 2022 funcionarão com combustível E10

9. A segurança está na vanguarda do design

É quase desnecessário dizer que uma nova geração de carros de Fórmula 1 vem com a oportunidade de tornar o esporte ainda mais seguro - e esse é certamente o caso do carro de 2022.

O chassi agora precisa absorver 48% e 15% mais energia respectivamente nos testes de impacto dianteiro e traseiro, bem como maiores forças nos testes estáticos de "compressão" necessários para homologar o chassi e certificar sua resistência.

Também foram aprendidas lições com os recentes acidentes importantes, incluindo o de Romain Grosjean no Grande Prêmio do Bahrain em 2020 - com os carros agora projetados de forma que, em caso de acidente, a unidade de força se separe do chassi de maneira segura, sem expor o tanque de combustível.

Enquanto isso, os aprendizados da investigação da FIA sobre o acidente fatal do piloto de Fórmula 2 Anthoine Hubert em Spa em 2019 também foram incorporados, principalmente uma seção do nariz mais longa para ajudar a dissipar energia em um acidente, junto com laterais de chassi mais fortes para resistir a incidentes de T-bone.

Também é verdade que essas melhorias de segurança, bem como os pneus mais pesados ??e mais robustos, tiveram um aumento de peso, com o peso mínimo do carro subindo cerca de 5%, de 752 kg atualmente para 790 kg.

As lições do acidente de Romain Grosjean no Grande Prêmio do Bahrain em 2020 foram incorporadas ao carro de 2022

10. O carro de 2022 passou por mais de 7.500 simulações para chegar a este ponto

F1 não é nada se não um esporte completo - e como você pode imaginar, criar o carro 2022 não foi um exercício de ???´dedo no ar???´.

Em vez disso, a equipe de Motorsports da F1 executou aproximadamente 7.500 simulações, criando cerca de meio petabyte de dados. Isso é o equivalente a um terço dos 10 bilhões de fotos no Facebook, ou 10 milhões de arquivos de quatro gavetas cheios de documentos de texto.

Essas 7.500 simulações também levaram 16,5 milhões de horas de núcleo para serem resolvidas, o que significa que se tivessem sido feitas em um laptop Intel i9 quad core de alta especificação, levaria até 2.492 - 471 anos a partir de agora - para obter as soluções.

O carro 2022 também foi desenvolvido em sessões exclusivas no túnel de vento da Sauber na Suíça, com 138 "configurações básicas" experimentadas ao longo de dois anos, com cerca de 100 horas "wind on".

Enquanto isso, as equipes também receberam liberdade regulatória para testar a atual iteração do carro de 2022 - ou a linha de base UNIFORM como é conhecida internamente, visto que é a 21ª atualização significativa - para o desenvolvimento de metodologia em seus túneis de vento e CFD (desde que não alterar a forma), com o feedback das equipes sendo uma parte crucial do processo de design e desenvolvimento.

E aí está - as 10 coisas-chave que você precisa saber sobre o carro 2022.

A equipe de automobilismo da F1 está confiante de que criou um conjunto de regulamentos que podem atingir seu objetivo de corridas mais disputadas, embora não sejam tão prescritivos que impeçam a criatividade.

Agora só temos que esperar e ver o que as equipes vão fazer a tempo para os testes de pré-temporada 2022 ...
Fonte: Formula1
Texto extraído do portal SIAMIG
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