A Stellantis anunciou o adeus do modelo Fiat Uno, que sairá de linha em dezembro em função da nova fase da norma de emissões Proconve L7, uma vez que o veículo é equipado com powertrain que atende apenas as exigências da fase atual e a montadora, portanto, não pretendeu fazer a sua atualização.
O modelo, lançado há 37 anos com mais de 4 milhões de unidades produzidas, terá uma versão limitada que marca a sua despedida, no caso, o Fiat Uno Ciao, uma referência a uma forma de despedida na língua italiana. Serão produzidas em Betim (MG) 250 unidades desta edição especial, que já está à venda.
Todas os carros serão na cor Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. A montadora também incluiu na versão de despedida rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.
Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nesta faixa serão instaladas as placas de numeração, de 001 a 250, para identificar o modelo. O preço da edição especial é R$ 84.990.
Na lista de equipamentos do Uno Ciao, constam ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros e freios ABS.
Dentre os marcos da história do Fiat Uno no Brasil se destaca a versão Mille, o primeiro veículo do País com motor 1.0 litro. Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro compacto a ter ar-condicionado. No mesmo ano, a então Fiat lançou uma versão turbo.
Em 2013 chegava ao fim a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille. Em 2015, o Uno Evolution estreou no país a tecnologia Start-Stop. O pequeno da Fiat, responsável por estrear diversos motores marcantes na gama, passou a contar com o propulsor Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3.