União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Preços ao produtor no Brasil voltam a cair em setembro por refino de petróleo
Publicado em 26/10/2022 às 14h50
Foto Notícia
Os preços ao produtor no Brasil registraram em setembro a segunda maior queda da série histórica, de 1,96%, sob forte influência da indústria de refino de petróleo e biocombustíveis, informou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (26).

Em agosto, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia caído 3,04%, o que marcou o recorde da série iniciada em 2014.

O resultado de setembro levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 9,76%.

De acordo com Felipe Câmara, analista da pesquisa, a última vez em que houve uma sequência de dois meses de deflação foi há mais de três anos.

"Estamos diante de um movimento continuado... Em termos de perspectiva histórica, a última vez em que houve dois meses consecutivos de retração do IPP foi em junho/julho de 2019", disse ele.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que o destaque foi o recuo de 6,79% registrado pela indústria de refino de petróleo e biocombustíveis, exercendo a maior influência no índice do mês.

Entre as grandes categorias econômicas, os custos de bens intermediários caíram 2,42% e os de bens de consumo tiveram queda de 1,66%. Por outro lado os bens de capital aumentaram 0,48%.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas