União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Cotações internacionais do açúcar despencaram em junho com clima favorável no Centro-Sul do Brasil
Publicado em 03/07/2023 às 08h30
Foto Notícia
As cotações internacionais do açúcar caíram com força em junho. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), os contratos com entrega em outubro do açúcar bruto fecharam a sessão do dia 29 de junho a 22,08 centavos de dólar por libra-peso, ante 24,74 centavos em 31 de maio, queda de 10,75%.

Após atingir máximas de 11 anos e meio no início de maio, a 26,30 centavos na posição outubro, analistas avaliam que a forte guinada para baixo no mercado futuro de açúcar no final de junho se deveu a uma mudança no sentimento dos traders, que levou os fundos a liquidarem posições compradas, o que tende a ter continuidade no curto prazo.

Em termos fundamentais, o mercado foi pressionado também pelo aumento nos preços que as usinas de açúcar da Índia terão que pagar pela cana aos agricultores na safra 2023/24 (outubro-setembro), conforme determinou o governo local. A medida pode encorajar os canavieiros a incrementarem a área cultivada e levar o governo da Índia a aumentar as cotas de exportação de açúcar.

Por fim, um clima favorável para a evolução da safra brasileira de cana, seco e sem chances de geada no curto prazo, completou o cenário negativo para os contratos futuros do açúcar. Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), a produção de açúcar da região Centro-Sul totalizou 2,55 milhões de toneladas na primeira quinzena de junho, elevação de 18,71% no comparativo com o mesmo período do ano passado (2,15 milhões). No acumulado desde 1o de abril, a fabricação do adoçante totaliza 9,53 milhões de toneladas, contra 7,21 milhões de toneladas do ciclo anterior (+32,13%).
Fábio Rübenich
Fonte: Safras & Mercado
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas