União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Açúcar afunda no mercado internacional com produção acima do esperado no Brasil
Publicado em 15/12/2023 às 15h17
Foto Notícia
As cotações internacionais do açúcar iniciaram o mês de dezembro com extrema volatilidade, afundando para os patamares mais baixos dos últimos cinco meses. Em Nova York, o contrato março do açúcar bruto caiu quase 8% na sessão da quarta-feira, a 23,00 centavos de dólar por libra-peso, o menor preço desde o início de julho, e na quinta-feira chegou a testar a linha dos 22,80 centavos, patamar mais baixo desde o início de julho.

O mercado despencou diante de uma produção acima do esperado na principal região canavieira do Brasil. Com isso, as preocupações com a oferta global estão amenizadas, contribuindo para uma onda de liquidação de posições compradas por parte de fundos de investimento.

A produção de açúcar da região centro-sul deverá totalizar entre 41,5 e 42 milhões de toneladas em 2023/24, ante as 39 milhões de toneladas apontadas por uma pesquisa junto a analistas conduzida pela Reuters.

A derrocada do petróleo também contribuiu para o sentimento negativo no mercado, uma vez que torna o etanol ainda menos atrativo para usinas do Brasil, Índia e outras origens, potencialmente aumentando a oferta de açúcar.

Volume agendando para exportação fica abaixo de 5 mi t

O total de navios que aguarda para embarcar açúcar nos portos brasileiros estava em 97 na semana encerrada em 6 de dezembro, ante 112 na semana anterior (29 de novembro), de acordo com levantamento realizado pela agência marítima Williams Brasil. Conforme o relatório, foi agendado carregamento de 4,659 milhões de toneladas de açúcar, contra 5,370 milhões.

Pelo Porto de Santos (SP) deve ser carregada a maior parte (3,287 milhões de toneladas). Depois aparecem o porto de Paranaguá, no Paraná (1.057.023 toneladas), Maceió, nas Alagoas (159 mil toneladas), São Sebastião, em São Paulo (55 mil toneladas), Recife, em Pernambuco (56.000 toneladas) e Suape, também em Pernambuco (44.900 toneladas).

A carga de açúcar a ser exportada consiste da variedade VHP (4,554 milhões de toneladas), TBC (71.500 toneladas), Refinado A-45 (23 mil toneladas) e VHP em sacas (equivalente a 19.900 toneladas). O relatório da agência leva em conta as embarcações já ancoradas, as que estão em largo esperando atracação e ainda as com previsão de chegada até o dia 28 de janeiro.
Fábio Rübenich
Fonte: Safras & Mercado
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas