União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Frente fria leva chuva forte ao Sudeste antes do fim de semana
Publicado em 19/01/2024 às 09h12
Foto Notícia
A sexta-feira (19/1) vai ter como destaque uma frente fria em deslocamento ao Sudeste que deve causar temporais pelos Estados. O sul de São Paulo, sul de Minas Gerais e médio paraíba no Rio de Janeiro são as áreas mais propensas a receberem altos volumes de chuva durante todo o dia. A Climatempo chama a atenção para possíveis alagamentos.

No norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul do Espírito Santo a chuva também acontece, mas de maneira isolada durante a tarde. Por outro lado, nos nortes capixaba e mineiro o tempo fica aberto.

Apesar da chuva, o calor ainda é destaque. Máxima de 30ºC em São Paulo, 34ºC em Belo Horizonte, 37ºC em Vitória e 38ºC no Rio de Janeiro.

No Sul, a chuva continua mas começa a diminuir. Nas áreas do norte do Rio Grande do Sul as pancadas são mais persistentes em relação as outras regiões durante a sexta-feira, assim como no sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina. Por fim, o litoral catarinense é outra região que deve receber precipitações durante boa parte do dia.


As temperaturas seguem altas, com máxima de 29ºC em Curitiba, 30ºC em Porto Alegre e 32ºC em Florianópolis.

No Centro-Oeste, a circulação de ventos segue favorecendo a formação de nuvens carregadas. Com sol e calor forte, as pancadas de chuva vão ocorrer durante o dia, principalmente no noroeste de Mato Grosso, diz a Climatempo. Podem ocorrer rajadas de vento de mais de 70 km/h e até granizo.

Calor

O oeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso e extremo nordeste de Goiás terão tempo firme, com calor excessivo, com destaque para Cuiabá, que pode chegar a 37ºC.

No Nordeste, a condição é de chuva em boa parte da região, inclusive no sertão onde não tem chovido tanto. Serão pancadas isoladas no interior de Pernambuco, interior da Paraíba e sul do Ceará. A costa leste do Nordeste, em especial sobre Salvador, terá chuva mais forte, com rajadas de vento e volume acumulado mais elevado em comparação ao litoral de Sergipe e Alagoas.

Por outro lado, no oeste e sul da Bahia, interior do Ceará e todo Rio Grande do Norte o tempo firme prevalece.

No Norte, uma área de baixa pressão sobre Roraima contribui para a formação de nuvens carregadas em quase toda região. No extremo sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e norte do Tocantins terão chuva já pela manhã, intercalados com períodos de melhora. Só não chove em Roraima, inclusive na capital Boa Vista onde o calor segue intenso com máxima de 35ºC.
Marcos Fantin
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas