União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Grupo Humus Agroterra obtém certificação Bonsucro da Fazenda São Vicente, de Pitangueiras
Publicado em 21/02/2024 às 07h41
Foto Notícia
O Grupo Humus Agroterra, um dos maiores fornecedores de cana-de-açúcar do Brasil, anunciou nesta semana que obteve a Certificação Bonsucro de sua fazenda São Vicente, com mais de 4,5 mil hectares de cana-de-açúcar. A fazenda, localizada em Pitangueiras, São Paulo, é uma das primeiras propriedades rurais brasileiras a conquistar a certificação.
 
A certificação ocorreu dentro do Programa Semeia, desenvolvido pela Canaoeste – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo com o objetivo de desenvolver e estimular a prática de ações de sustentabilidade entre seus associados. A Humus Agroterra é associada da Canaoeste desde sua fundação.
 
Com o Selo Bonsucro, agora, o Grupo Humus Agroterra, conquistará um novo patamar de excelência de suas atividades, melhorando, ainda mais, sua imagem de empresa sustentável e amplamente envolvida com o aumento de sua eficiência, diminuição do uso de energia, redução do consumo de água e resíduos, além de ser um ambiente de trabalho seguro e socialmente justo. Além de todos estes benefícios, a Fazenda São Vicente ainda poderá aumentar sua lucratividade, uma vez que terá um ganho extra com a comercialização de créditos de carbono.
 
Para o CEO do Grupo Humus Agroterra, Hugo Cagno Filho, que também é o presidente da Usina Vertente, de Guaraci/SP, e da UDOP – União Nacional da Bioenergia, a conquista da certificação Bonsucro para a Fazenda São Vicente é de suma importância para reconhecer todo o trabalho de mais de oito décadas desenvolvido pelo grupo Humus no cultivo da cana-de-açúcar, dentre outros investimentos.
 
“Estamos muito satisfeitos e felizes por conseguir, de forma pioneira, certificar nossa fazenda e nos tornarmos, uma vez mais, referência quando o assunto é a sustentabilidade de nossos negócios”, destacou Hugo Cagno.
 
Para conquistar o Selo Bonsucro, a Fazenda São Vicente seguiu rigorosamente todo o conjunto de padrões exigidos pela certificadora. A Bonsucro, sediada na Inglaterra, é reconhecida mundialmente dentro do processo de certificação para demonstrar o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social da cana-de-açúcar.
 
Dentre as práticas ambientais certificadas pela Bonsucro junto a Fazenda São Vicente destacam-se: uso racional da água, redução de emissões de gases (GEE), otimização nas operações reduzindo consumo do óleo diesel, uso estratégico de fertilizantes e agroquímicos conservando a biodiversidade, obtenção de condições de trabalho mais seguras, uso adequado de todos os EPIs, treinamentos das normas regulamentadoras (NR), treinamentos para combate a incêndios nos canaviais, instalações para armazenagem e descarte de todas as embalagens corretamente, softwares de gestão para análise de pragas na lavoura, uso correto dos corretivos através de análises de solo, dentre outras práticas.
Rogerio Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas