União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Chuvas fortes no Sudeste já têm data para acabar; veja quando
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) seguirá influenciando as instabilidades no extremo norte do Brasil
Publicado em 26/03/2024 às 08h04
Foto Notícia
As fortes chuvas que atingiram o Sudeste no fim de semana, principalmente o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, devem chegar ao fim nesta terça-feira (26/3). Porém, por conta do solo saturado diante dos grandes acumulados, várias áreas seguem com risco para novos transtornos como deslizamentos e enchentes.

O dado mais atualizado dos governos estaduais contabiliza 19 mortes no Espírito Santo e 8 no Rio de Janeiro, todas em decorrência da chuva.

Neste momento, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que em grande parte do Sudeste haverá diminuição no volume e intensidade da chuva. Porém, pancadas de chuva isoladas ainda são previstas para o noroeste de São Paulo, Triângulo mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém em alerta o estado do Rio de Janeiro.

“Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões centro Fluminense e metropolitana do Rio de Janeiro, com destaque para os municípios da região serrana, devido à possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, podendo deflagrar eventos de enxurrada, alagamentos e inundações urbanas”.

Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas — Foto: CEMADEN

Ao longo da semana, o centro-norte do Brasil deve voltar a ter grandes acumulados de chuva, com volumes acima de 80 milímetros. Isso vai acontecer devido à combinação do calor com a alta umidade. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) seguirá influenciando as instabilidades no extremo norte do Brasil, responsável pelas chuvas intensas.

Na região Norte, praticamente todos os estados terão volumes acima de 80 milímetros, com destaque para áreas do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá. Segundo o Inmet, as chuvas serão acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Em grande parte do Nordeste, as chuvas chegarão a 70 milímetros no centro-norte e leste da região, enquanto nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas em menores acumulados.

Além disso, a chuva deve ter um pouco mais de regularidade em parte do Centro-Oeste durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e Goiás, os totais de chuva podem ultrapassar também os 80 milímetros. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, a chuva deve ser irregular, com total em torno de 40 milímetros.

No Sul, a semana será de tempo quente e seco. Somente a partir de domingo (31/3), a região deve voltar a ter pancadas de chuva no extremo sul da região, especialmente no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
 
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas