União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio foi escolhido pela Hyundai para apresentar o Nexo pela primeira vez no Brasil
SUV da fabricante coreana é movido a hidrogênio e ainda não é comercializado no país; evento sobre o combustível será realizado pela Prefeitura e Apla nos dias 8 e 9/04, no Engenho Central
Publicado em 08/04/2024 às 09h00
Foto Notícia
Local do evento, em Piracicaba
O Seminário Internacional Nosso Futuro Com Hidrogênio, que acontecerá no Engenho Central, nos dias 08 e 09/04, segunda e terça-feira, foi escolhido pela Hyundai para apresentar ao Brasil o Nexo, veículo da fabricante coreana movido a hidrogênio. O Seminário Internacional Nosso Futuro Com Hidrogênio, que é realizado pela Prefeitura de Piracicaba e Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), vai reunir representantes de multinacionais e instituições internacionais, pesquisadores do setor público e privado, e líderes do setor energético e de transportes em 10 painéis de discussão. O evento é gratuito e aberto ao público, que deve fazer a inscrição no endereço: https://seminariodehidrogenio.com.br/ .

O SUV de porte médio da fabricante coreana, o Hyundai Nexo, tem potência combinada de 183 cavalos entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, e oferece uma autonomia de mais de 600 quilômetros. No mesmo espaço, um telão irá apresentar ao público as demais iniciativas globais da Hyundai voltadas para soluções em hidrogênio, que se comprometeu a promover o uso de 100% de energia renovável em suas fábricas, globalmente, até 2045, estendendo o desafio às subsidiárias até 2050.

O uso do hidrogênio renovável e baixo carbono (H2) reflete uma tendência global de busca por soluções energéticas sustentáveis que possam contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e transição para uma economia de baixo carbono. A possibilidade de uso do hidrogênio como fonte de energia em diversos setores, que incluem a siderurgia, a produção de energia elétrica, a aviação, além do uso para veículos leves e pesados, traz um potencial significativo para as empresas e agentes públicos no desenvolvimento de novas tecnologias e uma economia mais sustentável.

Os temas que serão discutidos no seminário incluem o planejamento e políticas públicas para a transição energética no Brasil e no mundo, ecossistema acadêmico para pesquisas e desenvolvimento tecnológico na área, uso do hidrogênio como combustível para veículos leves e pesados, uso em biorrefinarias, regulamentação e certificações do H2, planejamento estratégico para transição energética na mobilidade (híbridos x elétricos), entre outros temas. Ao todo, serão 10 painéis de discussão nos dois dias de evento.

ÁREA DE EXPOSIÇÃO – A área de exposição do evento vai contar ainda com o estande da Toyota, que vai expor dois modelos: o Mirai e o sedan Corolla Altis Hybrid. O Mirai é o primeiro veículo a hidrogênio do mundo, comercializado em larga escala. Suas baterias são carregadas a partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio na célula combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle). O sedan Corolla Altis Hybrid, lançado pela Toyota em 2019, é o primeiro veículo híbrido flex fabricado no Brasil, que possui um motor a combustão que pode ser abastecido com biocombustível (etanol) ou gasolina. Sua eficiência energética reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2, tornando-o uma opção mais sustentável.

O Senai SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai levar para o Seminário kits didáticos que demonstram para o público como o hidrogênio é gerado a partir de energias renováveis e sua aplicação na indústria e na mobilidade, como, por exemplo, os veículos híbridos. As estações de ensino são capazes de mostrar na prática como o processo de eletrólise ocorre para a geração do hidrogênio, e como é possível produzir eletricidade usando células combustíveis para aplicações industriais, além de explicar as diferenças entre os tipos de hidrogênio, como o verde, azul ou musgo, classificados de acordo com a origem do H2. Os kits fazem parte do novo laboratório de energia a hidrogênio do Senai São Paulo localizado em Indaiatuba (SP).

PAINÉIS DE DISCUSSÃO - A abertura do seminário terá a palestra do CEO da Thyssenkrupp na América do Sul e presidente da Câmara do Comércio Brasil-Alemanha, Paulo Alvarenga, que vai falar sobre O Futuro com Hidrogênio: Uma Abordagem Holística Sobre o Crescente Papel do Hidrogênio para um Futuro Sustentável. Sediada na Alemanha, a Thyssenkrupp, empresa industrial e de tecnologia internacional, atua em segmentos de mercado como automotivo, defesa naval e plantas industriais.

Alguns dos principais nomes e empresas que estão à frente do desenvolvimento de novas tecnologias com o uso do hidrogênio participam do seminário, como Jens Hüren, diretor da MAN Energy Solutions no Brasil; Anderson Suzuki, da Hyundai Motor Brasil e AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva); Mario William, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Francisco Nigro, da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo); a gerente de meio ambiente da Arcelor Mittal, Luciana Magalhães; a pesquisadora do KIT (Instituto de Tecnologia Karlsruhe – Alemanha), Naiara Telis; o diretor da área de energia do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), professor João Paulo Cordeiro; e outros.

Um dos painéis mais aguardados discute a transição energética do combustível para veículos pesados. Esse painel terá a participação do head de Desenvolvimento em Mobilidade com o H2 e do diretor de negócios da Hyundai na Coreia do Sul, Myong-Han Kim e Joo Yeon Lim, respectivamente, além do diretor de pesquisa e desenvolvimento da multinacional brasileira de metalurgia Tupy, Andre Ferrarese, e o diretor de engenharia da Cummins Acelera, Rafael Torres.

ESTRUTURA – O Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio acontece no Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central em Piracicaba, localizado na avenida Doutor Maurice Allain, 454, bairro Nova Piracicaba. O evento é gratuito, aberto ao público, e as inscrições devem ser feitas pelo site https://seminariodehidrogenio.com.br. A programação completa dos painéis também pode ser acessada no link.

O credenciamento dos inscritos será feito no hall de entrada do teatro, a partir das 8h30. O estacionamento é gratuito no Parque do Engenho Central, que pode ser acessado tanto pela entrada principal, na avenida Doutor Maurice Allain, 454, ou pelo Bosque do Engenho Central, na rua Professor Joaquim do Marco, 180, bairro Vila Rezende.

Os participantes terão acesso ainda a um espaço de convivência no Galpão 14 do Engenho Central, com mesas disponíveis para reuniões e networking durante o evento, além de uma praça de alimentação com seis food trucks, oferecendo opções de alimentação durante o dia e intervalos de almoço.
 
Assessoria Prefeitura de Piracicaba
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas