União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Frente fria intensifica temporais e ventanias no Sul para os próximos dias
Defesa Civil de Santa Catarina emite alerta para volumes elevados de chuva
Publicado em 12/04/2024 às 07h53
Foto Notícia
A infiltração marítima contribui para a formação de nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil, com previsão de mar agitado em boa parte do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A sexta-feira (12/4) e o fim de semana serão de muita instabilidade diante da passagem de uma frente fria.

As previsões da Climatempo indicam que uma série de fatores como bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos, se unirão para criar instabilidade nos estados, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Esse bloqueio deve se formar a partir desta sexta-feira e permanecer estacionado sobre os três estados. Essa condição, somada ao forte fluxo de umidade da faixa norte, vai intensificar as precipitações. Além disso, há previsão de rajadas de vento até domingo (14/4).

De acordo com a Climatempo, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 200 milímetros em algumas áreas ao longo do final de semana. "Regiões da faixa central e sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão previstas para receber mais de 100 milímetros de chuva, com algumas regiões pontuais podendo registrar mais de 200 milímetros", diz o meteorologista Guilherme Borges.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta que prevê volumes ainda mais elevados de chuva. A combinação meteorológica poderá causar chuvas persistentes e volumosas, com destaque para o litoral. Nas áreas em destaque na imagem, são esperados acumulados que podem superar os 350 milímetros, com risco alto a muito alto de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.

Nas áreas em laranja do mapa são esperados de 200 mm a 300 mm até o domingo, 14, com pontuais que podem superar os 350 mm — Foto: Climatempo

No Centro-Oeste, as nuvens predominam e mantêm poucas aberturas de sol com chuva em vários momentos do dia na capital Campo Grande e todo o oeste do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, são esperadas pancadas isoladas.

ZCIT segue atuante

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue interferindo diretamente na faixa nordeste do Brasil, com uma 'banda dupla de nebulosidade'. A Climatempo explica que essa condição meteorológica tem gerado preocupações para os estados litorâneos do nordeste, que já enfrentam um período prolongado de chuvas intensas nos últimos meses.

Além da banda dupla, as temperaturas acima da média no Oceano Atlântico seguem intensificando as precipitações. Isso tem causado ainda mais chuvas no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Com isso, a sexta-feira segue com muita chuva em forma de pancadas nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em Alagoas, o tempo se mantém nublado, com chuvas espaçadas e poucas aberturas de sol.
 
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas