União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Importações de soja pela China em março caem para nível mais baixo em quatro anos
Publicado em 12/04/2024 às 14h15
Foto Notícia
As importações de soja pela China em março caíram ao nível mais baixo para o mês em quatro anos, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, uma vez que os preços altos e as margens fracas dos suínos desencorajaram o esmagamento da oleaginosa para consumo de ração.

O total de importações no mês foi de 5,54 milhões de toneladas de soja, uma queda de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Administração Geral de Alfândega.

As chegadas de soja ao maior comprador da oleaginosa do mundo em janeiro-março totalizaram 18,58 milhões de toneladas, encolhendo 10,8% em relação aos 20,83 milhões de toneladas do mesmo trimestre do ano passado, segundo os dados.

Esse é o valor mais baixo de importação no primeiro trimestre desde 2020, em linha com as previsões de analistas e traders de que as chegadas no primeiro trimestre atingiriam 18-19 milhões de toneladas.

Isso reflete a demanda relativamente fraca pela soja na China devido aos baixos lucros no setor pecuário que afetam a procura por farelo, disse Liu Jinlu, pesquisador agrícola da Guoyuan Futures.

"O alto custo da soja importada este ano também afetou o impulso dos compradores chineses para importar soja", disse ela.

A China compra soja para esmagar e transformar em farelo para ração animal e óleo de cozinha.

A expectativa é de que as importações de soja aumentem no segundo trimestre, após a conclusão da temporada de colheita no Brasil.

"Acreditamos que as importações ainda continuarão a crescer este ano, mas a taxa de crescimento diminuirá, já que a demanda de ração da China está fraca e o consumo do consumidor também está fraco", disse Rosa Wang, analista da JCI, uma empresa de consultoria agrícola com sede em Xangai.

As importações de cereais e sementes oleaginosas da China devem permanecer próximas de recordes neste ano, apesar de uma recente onda de cancelamentos, uma vez que os preços globais mais baixos e um déficit na produção doméstica estimulam as compras.

A colheita de soja do Brasil para o ciclo 2023/24 atingiu 78% da área plantada até a última quinta-feira, informou a consultoria de agronegócios AgRural na segunda-feira.

Uma safra recorde de soja no Rio Grande do Sul deve compensar as perdas no Centro-Oeste, onde a cultura foi atingida pela seca, mantendo os preços no maior produtor e exportador do mundo e diminuindo o ritmo das vendas, de acordo com agricultores e cooperativas locais.
Mei Mei Chu
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas