União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Quando chega o frio? Veja previsão e saiba onde a temperatura vai cair
Massa de ar frio de origem polar chega ao país pelo interior do continente
Publicado em 16/04/2024 às 08h16
Foto Notícia
A primeira queda de temperatura acentuada do outono será sentida no Brasil nos próximos dias, informa a Climatempo.

A massa de ar frio de origem polar chega ao país pelo interior do continente, o que aumenta seu poder de resfriamento e facilita a movimentação do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste.

Segundo a Climatempo, pela primeira vez em 2024, poderá haver geada nos três estados da região Sul. O fenômeno deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio de Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. Não há condições para geada no Sudeste e nem no Centro-Oeste.

Várias capitais do Centro-Sul do país poderão estabelecer novos recordes de baixa temperatura para este ano. Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande podem registrar as menores temperaturas na passagem desta massa polar.

O centro (região mais fria) da massa de ar frio de origem polar passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira (18/4).

Frente fria e ciclone extratropical

A frente fria que vai trazer a massa de ar frio continental se forma nesta terça-feira (16/4) entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical. O sistema não vai avançar pelo Brasil, mas terá um papel importante na queda da temperatura nos próximos dias, pois ficará próximo da costa da Argentina até a quinta-feira, represando o ar gelado no norte deste país.

Com a barreira do ciclone, o ar polar não conseguirá escoar para o oceanos e será direcionado para o Paraguai e interior da região Sul.

Quando ocorre a queda da temperatura?

Os efeitos dessa massa de ar frio de origem polar serão sentidos gradualmente em vários estados do Brasil até o sábado (20/4). Segundo a Climatempo, na região Sul, o frio será mais acentuado entre os dias 17 e 20 de abril. Em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Zona da Mata Mineira, a queda da temperatura ocorre entre 18 e 20 de abril.

O Triângulo Mineiro também terá resfriamento suave nestes dias. A região de Belo Horizonte, centro-norte de Minas e o Espírito Santo devem sentir ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril.

Na região Centro-Oeste, entre os dias 17 e 19 de abril, haverá queda suave de temperatura em Mato Grosso do Sul e no sul e oeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e Rondonópolis. Já no sul de Goiás, o resfriamento deve acontecer entre 18 e 20 de abril.

Chuvas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana entre os dias 15 e 22 de abril poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 80 milímetros, especialmente no norte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

No Norte, são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com precipitações maiores que 80 mm em áreas do Amazonas, Pará e Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados, principalmente no sudeste do Tocantins, onde é prevista redução de chuva ao longo da semana.

A atuação da ZCIT irá provocar áreas de forte instabilidade no Nordeste, especialmente no norte dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste do Rio Grande do Norte, onde a previsão indica chuva superior a 80 mm. Podem ocorrer volumes de chuva significativos na parte leste, desde o litoral de Pernambuco até a Bahia. Tempo seco em áreas do sudeste do Piauí e meio-oeste da Bahia.

No Centro-Oeste, a chuva deverá ser mais localizada na parte central e oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com volumes superiores a 40 mm. Por outro lado, nas demais áreas, são previstos menores volumes, principalmente no centro-norte de Goiás e Distrito Federal.

No Sudeste, o tempo quente e seco irá predominar sobre o norte de Minas Gerais. Nas demais áreas, são previstos volumes inferiores a 20 mm. Porém, a partir de quarta-feira (17/4), as chuvas devem ocorrer no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com volumes que podem ultrapassar os 50 mm.

Em grande parte da região Sul, o avanço da frente fria irá provocar chuva com volume acima de 80 mm e que pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo. Após a passagem da frente, a previsão é de tempo firme para o final desta semana.
Por Marcelo Beledeli --- Porto Alegre
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas