Nesta quarta-feira (30/10), o maior destaque climático serão as fortes chuvas que seguem atingindo o Espírito Santo. Já o Centro-Oeste também vai receber precipitação, mesmo que em menor intensidade, mas com atenção para acumulados altos e ventania em algumas regiões.
Chuvas fortes no Brasil Central
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para acumulado de chuva, entre Vitória e todo norte do Espírito Santo. Segundo o instituto, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
No Centro-Oeste, o Inmet indica que as chuvas entre o final desta terça-feira (29/10) e a manhã da quarta estarão concentradas em uma faixa entre a parte sul de Mato Grosso, passando pelo centro-sul de Goiás, até o estado de Minas Gerais. Nestas áreas são esperadas chuvas de até 60 milímetros em 24h, mas que deve ser mais fraca na maior parte dos municípios.
Já entre a tarde dessa quarta-feira e a quinta-feira (31/10), chove com mais força sobre o centro-norte de Goiás, onde a precipitação acumulada também deve passar de 100 milímetros, porém de forma esporádica. As chuvas também podem chegar até à metade sul do Tocantins e oeste de Mato Grosso.
Restante do país com tempo estável
Enquanto isso, o tempo fica estável com garoas esporádicas entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Na capital paulista, a temperatura não deve passar de 25 °C, enquanto Porto Alegre vai ter máxima de 28 °C.
No Nordeste, todos os Estados tem clima estável e com calor. Natal, por exemplo, deve ter temperaturas na casa dos 30 °C. Apenas o sul da Bahia pode receber chuvas, reflexo das fortes precipitações em Minas Gerais e no Espírito Santo.
O Norte, ainda fora do período de grandes chuvas, vai receber precipitação no sul da Região, especialmente em Rondônia. Manaus vai ter máxima de 36 °C e mínima de 26 °C durante a quarta-feira, aponta o Inmet.