Uma frente fria chega pelo Rio Grande do Sul, diminuindo as temperaturas e fazendo chover. A situação deve ocorrer a partir do próximo domingo (9/3), para quando está previsto o fim da onda de calor que atinge o país, a quinta deste verão. A informação é da Climatempo.
A nova frente fria, que avança sobre a Argentina, deve chegar no domingo ao Rio Grande do Sul, enfraquecendo o bloqueio atmosférico causado pela onda de calor. Isso vai permitir que áreas de baixa pressão atmosférica voltem a se formar no interior do país, contribuindo para o aumento de chuvas na região Sul e em Mato Grosso do Sul.
Na segunda quinzena de março, as frentes frias e as chuvas tendem a avançar pela costa do Sul e do Sudeste, fazendo com que as temperaturas voltem às médias históricas. Ainda assim, o volume de chuvas na maioria das áreas do Brasil tende a ficar abaixo da média histórica, devido à persistência do bloqueio atmosférico.
A costa norte do Brasil, por sua vez, deve apresentar mais instabilidade nos meses de março e abril, com chuvas acima da média na faixa norte do Nordeste, entre o Maranhão, o Rio Grande do Norte e a Paraíba.
O fenômeno La Niña dá sinais de enfraquecimento, com aquecimento do Oceano Pacífico Equatorial, proximo ao litoral do Peru. De acordo com a MetSul Meteorologia, um bloqueio atmosférico associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (ASAS) está deslocando o canal de umidade amazônico para o centro da Argentina e o Uruguai, onde são registradas numerosas tempestades.
Já no Rio Grande do Sul, a temperatura está acima da média por doze dias seguidos, com várias tardes de calor excessivo, com máximas perto ou acima dos 40ºC. Até sábado, as temperaturas máximas no Estado devem permanecer acima dos 35°C.
O tempo deve começar a mudar já no sábado à noite no Estado, na fronteira com o Uruguai e na região oeste. A frente fria deve trazer chuva durante o domingo e queda de até 10°C nas temperaturas.
De quarta-feira a sábado, a quinta onda de calor no Brasil neste verão deve manter as temperaturas elevadas: de 5°C a 7°C acima da média para o período na região Sul, em São Paulo e em parte de Mato Grosso do Sul. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, parte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Piauí, as temperaturas devem ficar até 5°C acima da média histórica nesta semana.
A Climatempo também prevê falta de chuvas significativas e baixa umidade do ar nessas regiões.