Especialistas reunidos nesta quarta-feira (14), na 18ª edição da CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference, evento técnico oficial do NY Sugar Dinner em Nova York, destacaram as oportunidades que a necessidade e mandatos obrigatórios de descarbonização nos segmentos aéreo e marítimo trazem para os biocombustíveis.
Segundo o Almirante de Esquadra José Augusto da Cunha de Menezes, representante permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional, o potencial para uso dos biocombustíveis no transporte naval mercante é gigantesco e peremptório para que as metas globais de descarbonização do setor sejam atingidas. "Hoje, do total utilizado na frota mundial apenas 0,2% são biocombustíveis."
Na avaliação do CEO da Net Zero, Ed Mason, a demanda global por combustível sustentável de aviação está dada e o Brasil tem papel crucial como fornecedor nesta agenda, sobretudo a partir do uso do etanol para fabricação de SAF.
Ademais, o diretor científico do RCGI, Júlio Meneghini, discorreu sobre os investimentos que estão sendo feitos no projeto-piloto na USP em hidrogênio verde a partir do etanol, que poderá resultar em combustíveis sustentáveis para aviação e marítimo, bem como iniciativas relacionadas a armazenamento de carbono, que podem levar a biocombustíveis de pegada negativa de carbono.