União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Usinas do PAM da Regional Valparaíso participam de simulado de combate a incêndio
Publicado em 15/05/2025 às 10h06
Foto Notícia
Na manhã de 14 de maio, as usinas que integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da regional Valparaíso participaram de um simulado de combate a incêndios. A iniciativa teve como objetivo aprimorar a comunicação e o tempo de resposta das equipes envolvidas, garantindo maior eficiência e segurança em situações reais.

O exercício foi realizado no pátio anexo à área industrial da Usina Da Mata e mobilizou brigadistas de diversas unidades da região. Profissionais das usinas Raízen (unidades Benálcool, Mundial e Univalem), Viterra e Da Mata estiveram presentes na ação. A coordenação ficou a cargo de Tiago Rodrigues Tonani, responsável pela Gestão Ambiental da Usina Da Mata, com o suporte da equipe de Segurança do Trabalho.

A operação teve início às 8h35, com a ativação do protocolo do simulado e monitoramento de indicadores essenciais, como tempo de resposta, qualidade da comunicação entre as unidades e eficiência no deslocamento das equipes. O encerramento ocorreu às 11h05.
Foto Notícia

A iniciativa está alinhada às diretrizes discutidas no fórum Safra Segura, promovido pela União Nacional da Bioenergia (UDOP) em março deste ano, onde foram debatidos temas como a prevenção de incêndios e a segurança nas operações agrícolas. Além de colocar em prática conhecimentos adquiridos, o simulado serviu como oportunidade de integração entre os brigadistas, favorecendo o intercâmbio de informações, tecnologias e boas práticas no combate a incêndios.

O diretor agroindustrial da Usina Da Mata, Laerte Forti, acompanhou os momentos finais da simulação e destacou a importância do treinamento contínuo:

"A gestão de risco é responsabilidade de todos. Para termos realmente uma boa safra, ela precisa ser entregue em resultados e também em pessoas preservadas — em pessoas que voltam para suas casas e para suas famílias saudáveis, do jeito que chegaram."

Compromisso com a segurança

A realização de simulados como este reforça o compromisso das usinas do PAM com a preservação da vida, do meio ambiente e da produção agrícola. Treinamentos regulares são fundamentais para garantir que, em situações reais, as equipes estejam preparadas para agir de forma rápida, eficiente e segura. Ao investir na prevenção, as usinas fortalecem não apenas os protocolos operacionais, mas também os laços entre os profissionais que, juntos, constroem uma safra mais segura para todos.
Fonte: Da Mata
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas