União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Petróleo cai com projeção de maior produção global sem igual aumento da demanda
Publicado em 12/07/2019 às 10h35
Os contratos futuros de petróleo fecharam em baixa hoje, após o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) indicar previsão de forte aumento da produção de petróleo dos Estados Unidos, enquanto as projeções do cartel para o aumento da demanda global em 2019 ficaram inalteradas. Com isso, os contratos tiveram um ajuste, após as altas superiores a 4% da sessão anterior.

O petróleo WTI para entrega em agosto na New York Mercantile Exchange (Nymex) fechou em queda de 0,38%, a US$ 60,20 o barril, enquanto o Brent para setembro na Intercontinental Exchange (ICE) recuou 0,73%, a US$ 66,52 o barril.

Em documento publicado na manhã desta quinta-feira, 11, a Opep aponta que a produção americana de petróleo vem crescendo no ano atual e deve disparar no quarto trimestre de 2019, com a previsão de inauguração de oleodutos ligando a Bacia Permiana, entre o Texas e o Novo México, à Costa do Golfo dos EUA. A projeção para a produção americana no final do ano é de 13,33 milhões de barris por dia (bpd). Dados preliminares sugerem que a produção global aumentou em junho para uma média de 98,56 milhões de bpd.

Por outro lado, o cartel manteve a previsão de aumento da demanda global por petróleo de 1,14 milhão de bpd em 2019, para 99,87 milhões de bpd. O crescimento projetado para 2020 também é de 1,14 milhão de bpd, chegando a 101,01 milhões de bpd, mas a Opep destaca que o número pode ser influenciado por variáveis como a substituição por gás natural, programas de eficiência de combustível, programas de subsídio e fatores macroeconômicos nos países que lideram o consumo.

Em meio à perspectiva de aumento da oferta mundial sem contrapartida no mesmo ritmo da demanda, o petróleo sofreu pressão nesta quinta-feira. A suspensão de mais de 53% da produção americana no Golfo do México devido à aproximação da tempestade tropical Barry, cujo anúncio ajudou a impulsionar os preços do petróleo a altas expressivas ontem, não foi suficiente para conter as perdas do pregão de hoje.

A Opep revisou também a previsão de procura pelo petróleo produzido por seus integrantes em 2019 para 30,6 milhões de barris por dia (bpd), 1 milhão de bpd menor que o registrado em 2018. Já em 2020, a demanda global pelo petróleo da Opep deve cair a 29,3 milhões de bpd, segundo as estimativas do cartel.

A expectativa de menor demanda por petróleo da Opep vem pouco mais de uma semana após o grupo anunciar a extensão dos cortes de produção até 2020, em tentativa de estabilizar os preços no mercado mundial.
Fonte: Estadão Conteúdo
Texto extraído da revista Isto É
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
Mais Lidas