União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

China abre mercado para farelo de soja argentino, diz governo da Argentina
Publicado em 11/09/2019 às 08h09
O governo da Argentina anunciou nesta terça-feira que a China aprovou exportações de farelo de soja argentino ao seu mercado, cuja demanda pela proteína para consumo animal é a maior do mundo.

Caminhões descarregam grãos de soja para processamento na região de Rosário, Argentina 08/09/2010 REUTERS/Nicolas Misculin
O anúncio põe fim às negociações entre os dois países sobre o tema, que se estenderam por 20 anos, e estreita o vínculo comercial entre a Argentina e o gigante asiático.

"Este acordo histórico para a Argentina representa uma grande oportunidade de acesso ao maior mercado consumidor mundial de proteína vegetal para alimentação de animais", disse a presidência da Argentina em um comunicado, no qual informou que o acordo será formalizado na quarta-feira.

A Argentina é a principal exportadora mundial de farelo de soja, enquanto a China é a maior compradora dos grãos de soja não processados do país sul-americano.

No entanto, até o momento a China ---que não é um player relevante no comércio global do derivado da oleaginosa--- não autorizava o ingresso de embarques do farelo argentino.

O presidente da Câmara da Indústria de Óleos Vegetais da Argentina (Ciara, na sigla em espanhol), Gustavo Idígoras, disse à Reuters que o anúncio é um feito histórico para o setor, ainda que tenha ressaltado que o início do fluxo de exportações para a China não será imediato.

"A partir desse importante passo dado, ficam pendentes mais duas etapas: a habilitação das plantas agroindustriais, que poderá ser anunciada no próximo mês de outubro, e o registro do produto, que vai demorar mais vários meses, e por isso não é possível esperar embarques imediatos no momento", explicou.

A Ciara engloba gigantes do agronegócio que operam na Argentina, como Cargill, Bunge e Louis Dreyfus.

"É uma excelente e oportuna notícia. A Argentina precisa agregar valor às suas exportações para a China e para o mundo", disse à Reuters Luis Zubizarreta, presidente da Acsoja, câmara que representa a cadeia produtiva da oleaginosa no país, desde o setor primário até a agroindústria.

Nos primeiros oito meses deste ano, a Argentina exportou 16,3 milhões de toneladas de farelo de soja, com receita de 5,2 bilhões de dólares. No ano passado, a Argentina somou embarques de 24,2 milhões de toneladas do derivado, com receita total de 9,19 bilhões de dólares, sendo Vietnã e Indonésia os principais destinos.
10/09/19
Maximilian Heath e Hugh Bronstein
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas