União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Índia: chuva de monções de 2019 são as piores em 25 anos10/10/2019 às 01:49
Publicado em 22/11/2019 às 13h57
Muitas áreas da Índia estão debaixo d´água porque a chuva de monções de 2019 está sendo muito mais intensa do que normal, batendo recordes e se prolongando por mais tempo do que o usual.

Segundo a imprensa local, as inundações causadas pela chuva de monções deste ano afetaram pelo menos 2,5 milhões de pessoas em 22 estados, causando milhares de mortes.

A temporada de chuva de monções de de 2019 já é considerada a mais intensa em 25 anos.

A monção é um regime de precipitações controlado pela mudança da direção dos ventos alísios, que por sua vez depende do balanço entre a temperatura do continente e do oceano.

Na Índia, a chuva de monções que cai entre junho e setembro é responsável por cerca de 70% do volume de precipitação anual.


Situação atual

Segundo o serviço oficial de meteorologia da Índia, a média da chuva de monções de 2019 do período normal, que vai de junho a setembro, foi de 97 mm e ficou 110 % acima da média climatológica que é de 88 mm.

A temporada de monções da Índia em 2019 está sendo muito atípica. O país recebeu a maior quantidade de chuva nos últimos 25 anos.

Segundo o serviço oficial de meteorologia da Índia, a média da chuva de monções de 2019 do período normal, que vai de junho a setembro, foi de 97 mm, e ficou 110 % acima da média climatológica que é de 88 mm, calculada para o período de 1951 a 2000.

Por causa do excesso da chuva de monções de 2019, uma grande área de inundação se formou ao longo do rio Ganges, que passa por todo o norte da Índia.

As imagens captadas pelo satélite Aqua/MODIS, operado pela NASA mostram as inundações ao redor do rio Ganges, em Bihar. A primeira imagem é de 2 de outubro de 2018. A segunda imagem (abaixo) foi adquirida em 7 de outubro de 2019 e mostra as áreas inundadas, que aparecem em azul.


Recordes

A chuva de monções de 2019 chegou atrasada. Em junho, a grande parte da Índia ainda sofria com ondas de calor, mas a chuva veio acima do normal nos meses de julho, agosto e setembro.

Confira o balanço da chuva de monções do período normal (de junho a setembro) feito pelo serviço oficial de meteorologia da Índia.

- o volume de chuva de monções de junho, julho, agosto e setembro foi de 67%, 105%, 115% e 152% da média de longo período, respectivamente.

- das 36 subdivisões meteorológicas normalmente usadas na Índia, 2 subdivisões receberam chuva muito acima do normal, 10 tiveram chuva acima do normal e 19 subdivisões receberam chuva dentro da média de monções.

- das 36 subdivisões meteorológicas, 5 subdivisões tiveram chuva abaixo da média das monções. As subdivisões Haryana, Chandigarh e Delhi registraram a deficiência máxima de chuva de 42%.

- o ano de 2019 registrou o segundo maior índice de precipitação em setembro (152 da média de longo período de 1951 a 2000) desde 1917, quando a chuva de monções foi 165% da média normal de longo período.

- após o ano 2010, esta é a primeira vez que a chuva nos últimos três meses (julho a setembro) ficou acima da média de longo período.

- após 1931, é a primeira vez que a precipitação sazonal é maior que média de longo período, mesmo após a deficiência de chuva de junho ser superior a 30% desta média.


Por que a monção está sendo mais intensa em 2019?

Grande parte da chuva de monções de 2019 foi causada por um aumento no número de sistemas de baixa pressão atmosférica. As análises oficiais afirmam que a Índia sofreu mais eventos extremos de chuva este ano em comparação com o ano passado.

Especialistas acreditam que o aumento dos eventos de chuva pode estar associado a um fenômeno conhecido como dipolo do Oceano Índico, quando as partes oeste e leste do Oceano Índico apresentam temperaturas diferentes. Quando a porção ocidental (oeste) fica mais quente que a porção oriental (leste), como foi neste verão de 2019, a precipitação de monções sobre a Índia é mais intensa.


Quando a temporada de chuva monções vai acabar?

O serviço de meteorologia oficial da Índica prevê que a chuva de monções de 2019 vai parar cerca de um mês depois do que o normal. Em geral, a chuva de monção termina no fim de setembro. Os pesquisadores atribuem o atraso aos padrões incomuns na Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A ZCIT é uma região de grandes áreas de nuvens carregadas, centralizada ao redor do equador, que se formam na confluência entre os ventos alísios dos Hemisférios Norte e Sul. Em geral, em 1 de setembro as temperaturas diminuem e a ZCIT começa a se deslocar para o sul da Índia. Ou seja, as grandes áreas de instabilidade vão saindo do país.

Em 2019, as temperaturas permaneceram altas no Hemisfério Norte fazendo com que a instabilidade da ZCIT ficasse mais tempo do que o normal sobre a Índia.
Fonte: NASA
Texto extraído do portal climatempo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas